Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Julho de 2017
Descrição do tempo
  • 21º C
  • 14º C

Exposição em Florianópolis traz 12 espécies diferentes de dinossauros em tamanho real

"Mundo Jurássico", que começa nesta segunda-feira, no Beiramar Shopping, é uma mostra idealizada no México

Karin Barros
Florianópolis
15/05/2017 às 10H46

Em tamanho real, com som, movimento e até mesmo respiração, começou nesta segunda-feira, no Beiramar Shopping, a exposição “Mundo Jurássico”. A mostra, idealizada no México, possibilita ao público conhecer de perto e gratuitamente temidas espécies de dinossauros, como Tiranossauro Rex, Gigantossauro e o Galimimo. O evento está no Brasil há dez anos, e já passou por 30 cidades. Além da cenografia, está sendo exposto também textos sobre a história da vida dos dinossauros, sua classificação, dos fósseis e outras curiosidades. 

Exposição
Exposição "Mundo Jurássico", no Beiramar Shopping, traz réplicas em tamanho real - Daniel Queiroz/ND


Ao todo, são 15 peças, sendo 12 espécies diferentes, somando 11 toneladas, com média de seis metros de altura. A mostra também inclui duas réplicas de ovos de dinossauros, sendo que em uma delas as crianças podem interagir e tirar fotos dentro. Dois dinossauros também estão disponíveis para fotos com crianças de até 1,40m. 

Das espécies expostas, o Espinossauro viveu há 100 milhões de anos atrás no Brasil. Ele foi o maior dinossauro terópode que já existiu, com adultos medindo em torno de seis metros de altura, no máximo 15 metros de comprimento e pesando até sete toneladas. Já o Gigantossauro, do latim “lagarto gigante do sul”, foi uma expécie carnívora que viveu durante o período Cretáceo. Acredita-se que ele caçava em bandos, com ataques coordenados. 

O Dilofossauro também era carnívoro e bípede. Ele media em torno de seis metros de comprimento e dois de altura, e pesava cerca de 500 quilos. Foi um dos primeiros grandes terópodes, possuía duas cristas na cabeça, formando uma espécie de “V”. Provavelmente, possuía coloração alaranjada. Essa espécie apareceu no primeiro filme da série “Jurassic Park”, de Steven Spielberg. 

Cada réplica possui sons e movimentos específicos, que acontecem ao longo do dia, e tornam a experiência mais real. Todos eles são feitos de esqueleto de aço reforçado, materiais elétricos e eletrônicos, preenchimento corporal com espuma de alta densidade, pintada com tinta a prova d’água para instalações dentro e fora de estabelecimentos. No shopping, as réplicas podem ser encontradas no vão central, nos pisos L2 e L3 e na frente do shopping, pela rua Bocaiúva com a avenida Mauro Ramos.

O processo de fabricação dos robôs foi desenvolvido por um grupo de engenheiros, e a parte científica e educativa ficou a cargo de um grupo de paleontólogos especialistas em dinossauros, do Instituto de Geologia da Unam (Universidade Autônoma do México). O trabalho de produção é da empresa Artbhz, e envolve técnicos especialistas em montagens e cenários cinematográficos, cenógrafos, museólogos e arquitetos. 

Espécies em exposição 

Anquilossauro
Protocerátopo
Dilofossauro
Tiranossauro Rex (adulto e filhote)
Espinossauro
Braquiossauro
Gigantossauro
Maiassauro
Velociraptor
Pterossauro
Estiracossauro
Galimimo

Serviço
O quê: “Mundo jurássico”
Quando: de 15/5 a 18/6, das 10h às 22h
Onde: Beiramar Shopping, rua Bocaiúva, Centro, Fpolis
Quanto: gratuito 

Publicidade

13 Comentários

Publicidade