Publicidade
Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Exposição Dípticos celebra arte da artista Estela Fajg no espaço cultural do BRDE

Ao todo são 16 obras inspiradas na vida a dois de Fajg com o marido

Redação ND
Florianópolis
07/02/2019 às 17H07
Mostra Dípticos - Estela Fajg/Divulgação
 As telas da  mostra Dípticos utilizam temas abstratos, formas geométricas e cores para expressar emoções- Estela Fajg/Divulgação

Aberta à visitação no Espaço Cultural BRDE, a mostra "Dípticos" traz obras de Estela Fajg e curadoria de Anna Moraes. Ao todo são 16 composições formadas por duas telas justapostas, na técnica pintura a óleo sobre tela de algodão. A artista utiliza temas abstratos, formas geométricas e cores para expressar emoções. As formas provocam ideias de movimento e ilusão de ótica.

O conjunto de telas dípticas de Estela é inspirado na vida a dois compartilhada com o marido. As telas se complementam e se harmonizam com formas abstratas carregadas de recordações e sensações vividas durante a união. A artista criou a série após perder o companheiro, usando a pintura como aliada para lidar com a dor da ausência.

Estela Fajg encantou-se com a pintura a óleo pelas possibilidades de mistura das tintas, do brilho e da flexibilidade em função da lenta secagem. Esses atributos permitem a experimentação de tons e o longo processo de criação apreciado pela artista.

Arquiteta de formação, Estela tem familiaridade com linhas, perspectivas e composições geométricas e simétricas. Sua pintura abstrata apreende a simetria das formas, ao mesmo tempo que capta uma sinergia entre as cores. Estela constrói planos que se intercruzam e interpenetram, procurando equilíbrio geométrico, harmonia das cores, linhas e ângulos, estruturas e movimento.

A curadoria é feita pela artista visual Anna Moraes. Ela é formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestranda em Teoria e História da Arte na mesma instituição e com Pós-Graduação em Gestão Cultural pelo SENAC de São Paulo. Atua como curadora desde 2017, tendo curadorias selecionadas no edital da Fundação Catarinense de Cultura 2018 e na Rede Sesc de Galerias 2019, além de curadorias realizadas na Galeria Nacasa e co-curadorias em exposições no Museu Histórico Cruz e Sousa e no Centro de Artes da UDESC.

Serviço

Visitação: 7/2 a 6/3, das 9h às 19h, de segunda a sexta

Local: Espaço Cultural BRDE Governador Celso Ramos, no térreo da Agência de Florianópolis, Av. Hercílio Luz, 617, Centro

Contatos Telefone: (48) 3221-8100  E-mail: espacocultural-sc@brde.com.br

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade