Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Evento sobre design reúne marcas famosas e geradores de conteúdo em Florianópolis

A 3ª Semana Balaclava acontece deste sábado até o dia 3 de dezembro com painéis, festas e workshops

Karin Barros
Florianópolis
24/11/2016 às 11H38
Faustin Fabricio Rezende, um dos organizadores da Semana, que irá reúne pessoas e iniciativas da área de design - Divulgação/ND
Faustin Fabricio Rezende, um dos organizadores da Semana, que irá reúne pessoas e iniciativas da área de design - Divulgação/ND


“Pensar globalmente, mas agir localmente” parece ser um dos lemas de Faustin Fabricio Rezende, do Balaclava Studio, idealizador da 3ª Semana Balaclava, em Florianópolis. O evento de design, que este ano conta com o apoio da Skol, ocorre deste sábado (26) até o dia 3 de dezembro na Acate, no Museu Histórico de Santa Catarina e no Centro de Ensino Guroo. Entre os participantes dos painéis e workshops, a curadoria buscou reunir pessoas comuns, que poderiam estar na plateia, mas agora estão palestrando, em um mix de marcas locais e nacionais. “A ideia é que as pessoas vejam e entendam as iniciativas. Elas não precisam mais de uma multinacional para se vestir bem, estar na moda, ou bem informado. O público vai conhecer iniciativas que estão dando certo”, explica Faustin.

Com o tema “Design com conteúdo”, no dia 29, ocorre o painel “Geração de conteúdo e novas mídias”, com as empresas Vice Brasil, Zupi, Black Media, IdeaFixa e Mídia Ninja. No dia 30 é a vez do painel sobre o streetwear no Brasil, com mediação de Parteum e as marcas convidadas: Öus Brasil, Urb Tradeshow, Storvo, Inc., Aesthetic Art e Garagem Korova. Ambos eventos serão realizados na Acate, na SC-401. “No evento, penso muito no papel que temos localmente, principalmente para quem está começando no mercado agora. Santa Catarina é o segundo Estado em formação de designers anualmente. Para onde vão esses caras, o que fazem?”, diz Faustin.

A Semana, para o organizador, acontece mais por uma questão de engajamento, para fomentar o mercado e ter resultados cada vez melhores no todo. Por ela, também é possível divulgar a atuação da Balaclava, estúdio de designer que dá nome ao evento, que existe há quatro anos atuando nacionalmente e fica localizada em Florianópolis. Marcas como Coca-cola Clothing, Storvo, Chillibeans e Sailin’on são alguns dos clientes.

O evento, voltado a universitários dos cursos de designer, publicidade, profissionais e interessados, quer também aproximar os profissionais. “Vamos olhar para o designer como parceiro, não concorrente, incentivar ações empáticas e pessoais", ressalta o organizador Faustin.

A rapper curitibana abre a programação. Evento reúne painéis, workshops, bate-papos sobre criação - Divulgação/ND
A rapper curitibana abre a programação. Evento terã painéis, workshops, bate-papos sobre criação - Divulgação/ND



Catarinense influencia nacionalmente

Rafael D’Ávila, da Korova, marca que nasceu há 12 anos e fica localizada em Palhoça, explica que há dez anos o país não tinha empresas focadas em streetwear. Anteriormente, eram roupas “focadas no skate, no surf, no mauricinho e na patricinha”. “O estilo do street está aparecendo mais no Brasil e sendo respeitado”, pontua ele.

A marca catarinense tem a sacada do imediatismo, quando “memes” são lançados na internet, e músicas ou notícias causam burburinho, rapidamente vão parar na estampa das camisetas. “A gente entende que o jovem consumidor está esperando um feed back rápido. Às vezes um meme da semana passada já não funciona agora”, explica ele sobre algum dos pontos que serão levantados no painel.

Na sábado, a festa Subtropic dá o ponta pé inicial da Semana Balaclava, com a rapper curitibana Karol Conka, que participou da abertura da Olimpíada Rio 2016, e o DJ Omulu. Os workshops acontecem domingo, segunda e terça. Quarta e quinta são os painéis. Na quinta ainda acontece um papo com empreendedoras mulheres, o Girlz Talk, no Tralharia Bar. O evento encerra no sábado, com a festa B. Box.

Serviço:

O quê: 3ª Semana Balaclava
Quando: 26/11 a 3/12, vários horários
Onde: Acate (Rodovia SC 401, Km 4 | Bairro Saco Grande), Museu Histórico de Santa Catarina ( rua Tenente Silveira, 60, Centro)e Centro de Ensino Guroo ( rua João Pio Duarte Silva, 550, Córrego Grande)
Quanto: vários valores

Final de semana
26/11, 21h, Festa Subtropic, com Karol Conka, Music Park, rod. Mauricio Sirotsky Sobrinho, Jurerê, Fpolis, R$ 50
27/11, das 13h às 19h, Workshop de encadernação com Estúdio Invertido, Centro de Ensino Guroo, R$ 187; Feira Gráfica, Museu Histórico de Santa Catarina, das 9h às 18h
Programação completa e ingressos em www.sympla.com.br/balaclavastudio

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade