Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Estreia hoje nos cinemas do país a cinebiografia de Edir Macedo

Filme "Nada a Perder - Contra Tudo. Por Todos” tem sessão em todas as salas de cinema da Grande Florianópolis

Redação ND
Florianópolis
29/03/2018 às 13H16

Dirigido por Alexandre Avancini e produzido pela Paris Entretenimento, chega hoje aos cinemas da Grande Florianópolis a cinebiografia de Edir Macedo. Baseado em fatos reais, “Nada a Perder - Contra Tudo. Por Todos” revela a história ainda pouco conhecida. Cercada por percalços e polêmicas, a trajetória - que culminou com sua prisão em 1992 - tem como fios condutores a perseverança e a superação.

O ator Petrônio Gontijo vive Edir Macedo nas telas - Divulgação/ND
O ator Petrônio Gontijo vive Edir Macedo nas telas - Divulgação/ND



A infância de Edir Macedo em Rio das Flores, no interior do Rio de Janeiro, quando teve que lidar com o preconceito por conta de um defeito físico de nascença à juventude e a busca pela fé, o romance e o casamento com Ester, o nascimento das filhas, a fundação de sua igreja, a compra de uma emissora de televisão, a perseguição que sofreu do poder público e sua prisão, em 1992, são parte de uma trajetória cercada por momentos conflitantes.

A história do Brasil nos anos 1960, 1970, 1980 e 1990 é o pano de fundo do filme. Baseado na biografia escrita por Douglas Tavolaro, tem Petrônio Gontijo no papel de Edir Macedo adulto.

A produção também tem no elenco nomes como Day Mesquita, Dalton Vigh, André Gonçalves, Eduardo Galvão, Marcelo Airoldi, Nina de Pádua e Beth Goulart. Os atores José Victor Pires Enzo Barone interpretam Edir Macedo jovem e criança, respectivamente.

Beth Goulart como Dona Geninha, mãe de Edir - Divulgação/ND
Beth Goulart como Dona Geninha, mãe de Edir - Divulgação/ND



 “É um projeto trabalhoso, é o maior projeto do cinema nacional até hoje, em termos de verba, de amplitude, de reconstituição de época”, diz o diretor Alexandre Avancini. Confira entrevista com o ator Petrônio Gontijo..

 

Entrevista:

Petrônio Gontijo, ator

Como você foi impactado por essa história?

Eu conhecia muito pouco sobre a história de Edir Macedo, apenas versões amplamente divulgadas no país. Lendo os três livros de sua biografia pude perceber que havia muita coisa que não tinha sido divulgada. Acredito que pra se chegar a uma conclusão pessoal é necessário se ater a todos os fatos sobre determinado assunto. O filme possibilita isso ao espectador. O filme dá a chance do espectador tirar sua própria conclusão. Não é apenas a história de um homem, mas é sobre como um homem, firme em suas convicções, consegue se manter em pé, enfrentar as adversidades e crescer, mesmo sofrendo um massacre, não só dos poderes políticos, mas de grande parte da opinião pública.

Como você se preparou para interpretar esse personagem?

O personagem do filme tem o máximo que eu consegui apreender do Edir Macedo real. Foram meses assistindo a todos os vídeos dele, e acompanhando vários discursos. Outro passo fundamental foi o trabalho com o Luiz Mário (preparador de elenco) e com a Day Mesquita. A gente fez uma trinca na sala de ensaio, o que me deu segurança para entrar no set. A condução do Avancini também foi fundamental. Li muito, fiz contato com as pessoas mais envolvidas, com Edir Macedo e a família dele. Conhecer a pessoa simples e objetiva que ele é contribuiu muito para o trabalho.

Elenco

Petrônio Gontijo: Edir Macedo
Day Mesquita: Ester Bezerra
Beth Goulart: Dona Geninha
André Gonçalves Barbosa: Ronaldo
Dalton Vigh: Juiz Ramos
Eduardo Galvão: Monsenhor José Maria
Leonardo Franco: Albino
Marcello Airoldi: Henrique
César Mello: Paulo
Raphael Vianna: Evandro
Otávio Martins: Ministro Bittencourt
José Victor Pires: Edir Macedo Jovem
Enzo Barone: Edir Macedo Criança

Números
O longa foi filmado em 2017 durante nove semanas em mais de 100 locações no interior de São Paulo,na capital e no Rio de Janeiro. A produção contou com mais de 100 atores, 6.000 figurantes e mil carros antigos alugados.

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade