Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Espetáculo “Crianceiras” tem poesia, música e imagem e encerra a 12ª Mostra de Cinema Infantil

Musical será apresentado no domingo (14), quando termina o evento. No mesmo dia serão anunciados os filmes vencedores da Seleção Oficial

Carol Macário
Florianópolis
Divulgação/ND
"Crianceiras" foi criado pelo músico Márcio de Camillo, que queria ensinar poesia para a filha

 

O músico Márcio de Camillo, de Mato Grosso do Sul, queria ensinar poesia para a filha de um jeito diferente. Inspirado nas miudezas poéticas de Manoel de Barros, aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade, ele criou “Crianceiras”. O musical encerra a 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis neste domingo, e reúne poesia, música, imagem, ação e movimento em uma encenação delicada e inusitada. A direção é de Luiz André Cherubini, do Grupo Sobrevento de Teatro de Animação, de São Paulo.

A encenação apresenta a poesia interagindo com linguagens múltiplas, como as iluminuras da artista Martha Barros, filha do poeta Manoel de Barros. As obras dela ganham vida no cinema de animação e contracenam com os músicos e atores, ilustrando a linguagem poética na cena.

“O ‘Crianceiras’ é uma homenagem que fiz para todas as crianças”, diz Camillo, autor e intérprete principal do espetáculo. Para o diretor Luiz André, quando se faz um espetáculo infantil acaba-se tendo ideias preconceituosas sobre o que é uma criança. “No espetáculo não há condições ou facilidades. Há um entendimento da criança como ser humano pleno e capaz de poesia, porque toda criança nasce poeta”.

O disco homônimo, lançado no passado, foi indicado como um dos três melhores álbuns infantis de 2012 pelo “Prêmio da Música Brasileira”

Vencedores da Seleção Oficial

No domingo, quando termina a 12ª edição da Mostra de Cinema Infantil, serão divulgados os vencedores da Seleção Oficial, que consiste na disputa entre os 72 curtas nacionais exibidos durante o evento. Um dos filmes vencedores será apontado por um júri adulto, formado por profissionais que são referência em audiovisual e jornalismo para crianças no país, e o outro filme vencedor será escolhido por um júri infantil, formado por quem participou da mostra.

Durante mais de duas semanas, a Mostra de Cinema Infantil promoveu atividades direcionadas para crianças, desde a exibição de documentários e filmes de longa e curta-metragem brasileiros e estrangeiros, espetáculos de música, oficinas de teatro e de bonecos. Foram realizadas também conversas com convidados especiais, entre eles a estudante Isadora Faber, que falou sobre protagonismo infantil, e o ator estoniano Janno Põldma.

Amanhã, a programação inclui a exibição do longa "Cocoricó canta clássicos", além de "A história antes da história", que participou da mostra passada em teste de exibição.

Serviço 

O quê: Encerramento da 12ª Mostra de Cinema Infantil e apresentação do espetáculo “Crianceiras”
Quando: Domingo, 17h
Onde: Teatro Pedro Ivo, rod. SC-401, 4.600, Saco Grande, Florianópolis, tel. 3665-1630
Quanto: R$ 30 / R$ 15 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade