Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Espetáculo "Bobines Mélodies" recria os tempos do cinema mudo com trilha sonora ao vivo

No lugar de uma orquestra, bateria, saxofone, sintetizador e brinquedos fazem os efeitos de som de dez curta-metragens

Carolina Moura
Florianópolis
Divulgação
Grupo L’Effet Vapeur já passou em vários países da Europa e pela África e agora faz turnê pelo Brasil

 

Em vez de uma orquestra, como acontecia nos tempos do cinema mudo, a apresentação do espetáculo “Bobines Mélodies” conta com bateria, saxofone, canos e brinquedos. O grupo francês L’Effet Vapeur apresenta nesta quarta-feira em Florianópolis seus curtas-metragens animados com a trilha sonora feita ao vivo, na Célula Cultural.

Os curtas foram desenvolvidos pelo estúdio francês Folimage – tradicional na produção de filmes de animação há 20 anos. Eles foram feitos sem nenhum tipo de som, o que dá total liberdade aos músicos para criar e improvisar a cada exibição. São dez pequenos filmes que ganham vida com a bateria e os brinquedos de Alfred Spirili, o sintetizador de Xavier Garcia e as notas de saxofone e clarineta de Jean Paul Autin, tudo sob a responsabilidade de Thierry Cousin no som.

O som desse espetáculo surge de forma espontânea, reforçando o caráter lúdico e poético. Os músicos usam também recursos do teatro de animação, vinculando a manipulação de objetos e bonecos às notas musicais – é a utilização do teatro e do cinema como “cenários animados”.

O primeiro espetáculo do L’Effet Vapeur aconteceu em 1994, e desde então o grupo participou de festivais na França e no exterior e fez turnês na Finlândia, África e Europa Oriental. Agora chegou a vez do Brasil, com a turnê do espetáculo “Bobines Mélodies”, que já teve 150 apresentações na Europa. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Porto Alegre, São José dos Campos e Campinas já receberam a apresentação. Depois de FLorianópolis, São Luís (MA) encerra a turnê, promovida pela Aliança Francesa.

“Cada filme tem uma musica e uma improvisação em função do lugar e da relação dos músicos com o público naquela noite”, diz o diretor da Aliança Francesa de Florianópolis, Fernand Defournier.”Vamos fazer no Célula, que é uma sala alternativa, com ambiente escuro e palco bem próximo da plateia. Acho que vai criar um ambiente diferente para a apresentação”, considera.

Serviço

O quê: Espetáculo “Bobines Mélodies”, do grupo L’Effet Vapeur

Quando: 21/11, 21h

Onde: Célula Cultural, estrada João Paulo, 75, Monte Verde, Florianópolis, tel.: 9962-8351     

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade