Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Espaço cultural móvel, contêiner do Circuito Cultural chega a Florianópolis

Projeto organizado pelo instituto Maratona Cultural reúne 25 atividades gratuitas neste final de semana

Redação ND
Florianópolis
13/08/2018 às 22H33

Um contêiner marítimo, reformado e equipado com estrutura para receber desde contação de histórias até exibições de cinema, dança, teatro, música e artes visuais, além de uma biblioteca com quase 300 livros estará disponível durante este final de semana no centro de Florianópolis, das 9h30 às 20h. 

Cores de Aidê faz um ensaio público, as 15h30, no sábado, na Escadaria do Rosário - Divulgação/ND
Cores de Aidê faz um ensaio público, as 15h30, no sábado, na Escadaria do Rosário - Divulgação/ND


O projeto, que chega pela primeira vez à Capital, se chama Circuito Cultural e visa criar um espaço cultural móvel itinerante. “Costumamos realizar muitos projetos de teatro em cidades muito pequenas, de 2 mil a 5 mil habitantes; já viajamos de Norte a Sul do país com projetos de teatro e percebíamos que em muitas destas cidades não havia nenhum equipamento cultural, não havia cinema, nem espaço físico para teatro e tampouco biblioteca”, explica Paula Borges, do instituto Maratona Cultura, idealizador do projeto. 

O Circuito acontece ainda entre as ruas Vidal Ramos e Trajano com eventos ao ar livre para toda a família. Ao todo, serão mais de 25 atividades gratuitas, em que a organizadora Paula estima um público de mil pessoas por dia. 

As apresentações das bandas serão em um palco montado em frente à Escadaria do Rosário. No sábado (18), às 11h15, ocorre a primeira apresentação com o Coral do Ensino Médio da Escola Waldorf Anabá, que reúne mais de 100 vozes. Na sequência, às 11h45, é a vez dos multi-instrumentistas do Leleswing, duo francês-argentino formado por Soledad e Fabien, interpretando um repertório inspirado nas raízes do Jazz dos anos 1930. Outros nomes, como Cores de Aidê, Os Outros Bárbaros e Paraverso também sobem ao palco. 

Também na Escadaria, o duo Leleswing, às 11h45 - Divulgação/ND
Também na Escadaria, o duo Leleswing, às 11h45 - Divulgação/ND


No domingo (19) a programação musical do Circuito irá privilegiar o público infantil, trazendo o show "Cia Mafagafos", a partir das 11h30. Já em frente à Catedral Metropolitana outra atração que deve reunir dezenas de pessoas é a 6ª edição da Orquestra de Baterias, que no ano passado trouxe 350 bateristas. Este ano a organização estima 500 participantes baseados nas inscrições até o momento. 

Passeios guiados

Paula, do instituto Maratona Cultura, afirma que “um dos propósitos do Circuito é humanizar espaços públicos, ocupando com arte e cultura acessível a todos e buscando valorizar áreas que estão menos prestigiadas pela população, e o centro de Florianópolis costuma ser bem vazio aos fins de semana”.

Pensando nisso, o evento inclui também duas caminhadas culturais guiadas, que vão partir do contêiner às 10h e às 19h, ambos no sábado. A ideia é propor um olhar mais atento, minucioso e sensível aos prédios, ruas e lendas que fazem parte da história da capital catarinense. 

O primeiro horário terá como anfitrião o jornalista e guia turístico Rodrigo Stüpp, idealizador do Guia Manezinho. O trajeto terá início na rua Trajano, quase na esquina com a rua Vidal Ramos, e encerra no Museu da Escola Catarinense. Já a turma que irá acompanhar a caminhada guiada no segundo horário fará um passeio pela “Floripa Misteriosa”, do grupo Floripa Dazantiga. 

Tour Floripa Misteriosa conta as tragédias e as histórias sobrenaturais - Toia Oliveira/Divulgação/ND
Tour Floripa Misteriosa conta as tragédias e as histórias sobrenaturais - Toia Oliveira/Divulgação/ND


Desenvolvido pelas historiadoras Pauline Kisner e Elisiana Trilha Castro, o passeio noturno é resultado de uma extensa pesquisa em fontes históricas, que permitiram descobrir uma cidade cheia de causos fantasmagóricos e seus personagens. Para ambos os horários é recomendável que os interessados cheguem ao ponto de partida com pelo menos 10 minutos de antecedência.

Serviço
O quê: Circuito Cultural
Quando: 18 e 19/8
Onde: ruas Trajano e Vidal Ramos, Centro, Fpolis
Quanto: gratuito
Programação: www.institutomaratonacultural.com.br 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade