Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Escola de Florianópolis oferece programa americano de High School

Parceria firmada garante as duas certificações, a brasileira e a norte-americana,e o ingresso na universidade, sem a necessidade de provas ou testes

Roberta Diener - especial para a Inspira
Florianópolis
10/08/2018 às 21H18

Imagine terminar o Ensino Médio e poder ingressar em uma das 100 melhores universidades dos Estados Unidos. Essa é a proposta do Programa oferecido para alunos da Escola Dinâmica, de Florianópolis, por meio de uma parceria firmada com a Universidade de Missouri, através do Programa de High School. 

Trata-se do Mizzou Direct que garante as duas certificações – a brasileira e a norte-americana –,e o ingresso na universidade, sem a necessidade de provas ou testes. Como a Dinâmica é uma Escola bilíngue, o inglês já é trabalhado no currículo com afinco, desde as séries iniciais, possibilitando aos alunos as competências necessárias para aprovação na prova de proficiência, de acesso ao Programa, que acontece na própria Unidade Ambiental, este ano, a partir de setembro próximo.

As aulas são ministradas por professores nativos e os exercícios feitos em inglês. - Divulgação/ND
As aulas são ministradas por professores nativos e os exercícios feitos em inglês. - Divulgação/ND



Mas o caminhar para a construção desse projeto foi longo. O foco para internacionalização da Escola começou ainda no fim da década de 90. No final de 2009 se consolidaram as parcerias com as Universidades norte-americanas. Primeiro a Texas Tech  Univesity e mais, recentemente, a Universidade do Missouri.

O incremento do número de alunos na High School também se destaca no cenário estatístico da Dinâmica.  Em 2010, ano de largada do projeto, foram seis matriculados. Hoje oito anos depois, a Escola possui 41 alunos. Foram realizados investimentos em equipe docente de altíssimo nível, com professores nativos, ampliação de espaços físicos, materiais didáticos e tecnologias apropriadas para atender um projeto dessa envergadura.

As aulas são ministradas por professores nativos e os exercícios feitos em inglês. Considerando que o inglês hoje é disciplina fundamental, uma exigência do mercado, a Escola Dinâmica opta pela certificação e parceria com a Mizzou, uma universidade que conversa com a metodologia na qual os conteúdos são sempre abordados de forma científica e, assim, promovem a discussão e melhoram a capacidade das crianças de argumentação, de crítica e de persuasão também na segunda língua em disciplinas como oratória, marketing e economia.

Escola tem hoje 41 alunos no programa  - Divulgação/ND
Escola tem hoje 41 alunos no programa - Divulgação/ND



Fluência na língua inglesa

O Programa de High School Americano pode ser cursado por alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano na Escola. As inúmeras vantagens incluem, além da fluência na língua inglesa, o enriquecimento cultural, uma vez que o curso está inserido numa vivência que simula o ambiente das escolas americanas, com a vantagem de ter os jovens em suas casas, reduzindo inclusive custos relativos aos cursos com certificação internacional.

Entre as disciplinas oferecidas pelo Programa e que complementam o curriculum brasileiro são Economia, Governo Norte-Americano, História Norte Americana, Inglês I, II, III e IV, College Prep, Health, Speech I e II,  Career Planning, Writing for Critical Thinking, etc.

As demais matérias do currículo brasileiro são reconhecidas e validadas para o americano, compondo o número de créditos necessários à graduação oficial de High School junto aos órgãos reguladores americanos. Ao fim do curso, o aluno ganha dois diplomas, o da Escola Dinâmica e o da Universidade do Missouri, reconhecido pelo Governo dos Estados Unidos e aceito oficialmente, inclusive, nas universidades instaladas na Europa e em outros continentes.

Caminho aberto para experiências

Numa Escola, o conhecimento se constrói num caminhar ao lado de seus alunos, ampliando conhecimentos e garantindo que, internamente, exista um solo fértil para aproveitar as experiências transformando-as em aprendizado e crescimento.

A eficiência na Educação e o sucesso da proposta pedagógica é resultado de muita dedicação e trabalho. Em 2018, a Escola completa 40 anos. Foi a primeira na região Sul do Pais a oferecer  dois diplomas, o brasileiro e o norte-americano, possui parcerias reconhecidas para aporte de sua proposta pedagógica, tem uma área verde privilegiada e dedica-se a promover o sentimento de liberdade de seus alunos para que possam expressar seus interesses, para que tenham autoconfiança, espírito crítico, para que tenham capacidade de enxergar o mundo de maneira ampla, diversificada e de lidar de forma criativa com a vida! 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade