Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Encontro Nacional de Pesquisa em Moda reunirá alunos e profissionais da área em Florianópolis

Evento começa neste domingo e vai até quarta-feira com palestras, oficinas, exposições e apresentações de trabalhos

Juliete Lunkes
Florianópolis
Adriano Debortolli/Divulgação/ND
Moda e indústria têxtil estarão em pauta em mais um evento organizado pelo Centro de Artes da Udesc

 

Cerca de 350 estudantes, professores e empresários da área da moda devem se reunir a partir deste domingo até quarta-feira na Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), em Florianópolis, para o 4° Encontro Nacional de Pesquisa em Moda, este ano executado pelo Centro de Artes da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Durante os quatro dias de evento serão oferecidas palestras, exposições artísticas, apresentações culturais, oficinas e apresentações de trabalhos voltados à moda e a indústria têxtil para participantes vindos de diversas cidades brasileiras. O tema desta edição traz para discussão as relações de complementaridade e interdependência entre mercado de trabalho e ensino superior para o campo da moda.

“Essa é a primeira vez que o encontro conta com uma parceria forte de empresas do setor, abrindo espaço inclusive para apresentações de cases empresariais. Antes era estritamente acadêmico”, explica o professor Lucas da Rosa, um dos coordenadores do evento.

Participam as professoras Nízia Villaça, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Renata Pitombo, da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), que abordarão o sistema de moda contemporâneo, na mesa redonda “Pensar Moda”, na terça-feira (29). Os empresários Paulo Cunha, gerente de relações institucionais da Audaces, empresa voltada à tecnologia da moda, e  Bruno Hansen, diretor da Digra, especializada em gravação de cilindros de impressão, também estão confirmados para a mesa redonda, onde debaterão a integração do ensino de moda com o setor têxtil e do vestuário.

Na quarta-feira (30), durante o encerramento, o presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Fernando Pimentel, falará sobre a situação atual do setor têxtil e de confecção. As oficinas ocorrem de segunda a quarta, no Centro de Artes da Udesc. 

 

A vez de Santa Catarina


Depois de passar pela UFG (Universidade Federal de Goiás) em 2011 e 2012, e pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 2013, a quarta edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Moda chega a Santa Catarina pelas mãos da Udesc.

“Eu e a professora Mara Rúbia Sant’Ana participamos da edição do ano passado, em Minas Gerais, quando veio o convite para sediarmos a próxima edição. Trouxemos a proposta para os outros professores, todos concordaram e então começamos a viabilizá-lo”, conta Lucas. Segundo ele, a edição de 2015 poderá ocorrer na USP, embora o local ainda não esteja oficialmente confirmado.

“Vimos como muito frutífero a realização do encontro aqui. Para nós é realmente importante, somos um dos principais cursos de moda do país e é interessante interagir nessa relação empresa-escola, mesmo porque muitos alunos saem da faculdade e vão atuar nessas empresas têxteis”, destaca o professor.

 A realização do evento em Florianópolis conta com patrocínio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), e apoio do SCMC (Santa Catarina Moda e Cultura), da Abit, da Fiesc e das empresas RenauxViex e Tecnoblu.

 

Serviço:

 O quê:4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda

Quando: 27 a 30/4
Onde: Fiesc, rod. Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis

Quanto: Inscrições para ouvintes R$ 200/ R$100 (estudantes de graduação)

 

Saiba mais: http://www.ceart.udesc.br/enpmoda/

 

Atualização: 

A assessoria de imprensa do Centro de Artes da Udesc informa que a palestrante Valerie Steedle cancelou a presença na abertura do evento devido a problemas com o visto. Veja o comunicado enviado neste sábado:

Gostaríamos de informá-los que devido a problemas com o visto de trânsito a palestrante Valerie Steele não poderá se fazer presente na Conferência de Abertura do 4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (4º ENPModa), dia 27 de abril, conforme anteriormente divulgado.

Ela envidará esforço para resolver a situação e se encontrar no Brasil na próxima quarta-feira, dia 30/04, para a realização da Conferência de Encerramento, juntamente com o Presidente da ABIT, Sr. Fernando Pimentel.

 Contamos com a compreensão de todos, considerando que se trata de questão de força maior que em nada podemos interferir. 

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade