Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Encontro catarinense de tipografia acontece pela primeira vez em Florianópolis

O Santa Tipografia será nesta sexta e sábado, e traz entre os palestrantes Jefferson Cortinove, que fez uma letra baseada na do artista Juarez Machado

Karin Barros
Florianópolis
20/10/2017 às 09H57

Pela primeira vez Santa Catarina terá um evento oficial direcionado à tipografia. É o Santa Tipografia, que ocorre nesta sexta e sábado (21), no auditório da Faculdade Energia e na Univali, em Florianópolis. A tipografia é a área que estuda a forma visual das letras e é um dos principais fundamentos do design gráfico. A programação inclui palestras, debates e cursos com convidados dos três Estados do Sul. 

Coletivo Criatipos, de Curitiba - Divulgação/ND
Designers do coletivo Criatipos, de Curitiba, convidados do Santa Tipografia - Divulgação/ND


Mary Meürer, professora de tipografia no curso de design gráfico da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é formada pela PUC-PR, trabalha há 12 anos na área, e é uma das organizadoras do evento. Segundo ela, a ideia surgiu após participar do DiaTipo, em São Paulo, principal encontro brasileiro sobre tipografia, em 2014. Em seguida, começou na capital catarinense, o Café com Serifa, organizado pelo jornalista e calígrafo Ivan Jerônimo. O encontro na Ilha começou despretensiosamente para reunir conhecedores, curiosos e estudiosos do assunto, e acabou indo além.

Parte desse grupo se reuniu e criou o Santa Tipografia. “Tínhamos esse modelo [do Café com Serifa] que era muito legal aqui, um público que se interessa pelo assunto e muitos cursos de design no Estado”, coloca Mary. Os organizadores chegaram a tentar que o DiaTipo acontecesse em Santa Catarina esse ano, mas Curitiba ganhou a vez.
Com isso, os profissionais da área pesquisaram e viram que era possível apostar em Florianópolis para um evento do tipo. “A maioria não se conhece, e assim eles podem criar redes, parcerias, e discutir sobre lettering, caligrafia, impressão de tipos, por exemplo”, explica ela, ressaltando que os profissionais do Estado tem pouca visibilidade perto de locais como o Nordeste e o Rio de Janeiro. 

O tema tem crescido no país. Na Bienal de Tipos Latinos, que abrange todos os países da América Latina, teve o dobro de trabalhos brasileiros inscritos em 2016 comparado com a edição anterior.

Juarez eternizado 

Jefferson Cortinove, paulista, mas morador de Florianópolis há quatro anos, é um dos palestrantes do Santa Tipografia. Ele traz o tema “Criação e desenvolvimento
de tipografia customizada”, em que trata da criação de um tipo baseado na letra do artista joinvilense, mas morador de Paris, Juarez Machado. Ele traz no currículo também letras inspiradas nas artes rupestres da cidade e na ponte Hercílio Luz.

Tipo baseado na letra de Juarez Machado, criado por Jefferson Cortinove - Reprodução/ND
Tipo baseado na letra de Juarez Machado, criado por Jefferson Cortinove - Reprodução/ND


O trabalho sobre o artista foi uma encomenda do Instituto Internacional Juarez Machado, localizado em Joinville. A proposta, de acordo com Cortinove, era eternizar a letra de Juarez em arquivo digital, não somente nos livros e nas dezenas de textos soltos que o artista escreve. Ele explica que precisou se basear em textos novos e antigos de Juarez e criar um equilíbrio. “Não tinha feito customização dessa forma. Não é uma coisa que se cria do zero. Tem que reproduzir o estilo dele, os elementos que ele utiliza”, explica o designer.

Para ele, eventos como o Santa Tipogafia são de suma importância, e linka o evento ao fato do Estado ser forte na questão da tecnologia. “Desde que vim morar aqui, nada acontecia, e aos poucos, em função do Café com Serifa, as coisas foram surgindo. É um mercado bem pequeno e fechado, mas que todo mundo utiliza. Temos que lembrar também que Santa Catarina é um polo tecnológico e que precisa da tipografia para muita coisa”, diz.

Serviço

O quê: Santa Tipografia – 1º Encontro Tipográfico Catarinense
Quando: 20/10, das 10h às 18h (workshops); 21/10, das 8h30 às 18h30 (palestras)
Onde: Univali, rodovia SC-401, 5.025, Saco Grande, Fpolis/ Faculdade Energia, rua Santos Dumont, 36, Centro, Fpolis
Informações: santatipografia.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade