Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Empanadas, o salgado mais popular na Argentina, conquista apreciadores em Florianópolis

Prato tradicional no país vizinho, as empanadas tem massa e recheio diferenciados do empanado conhecido no Brasil

Karin Barros
Florianópolis

Além de lotar as praias de Florianópolis no verão, os argentinos vêm ganhando o estômago de muita gente. Há pouco mais de um ano, o casal Rebeca Fernandes Schwarz, 26, e Francisco Omar Abadia Júnior, 28, formados em gastronomia pela Acesc/Estácio, decidiu investir numa tradição familiar: as empanadas argentinas.

Marco Santiago/ND
O La Merceditas começou participando de feiras e eventos, mas a fama das empanadas cresceu



O alimento está entre os pratos da culinária argentina indispensáveis para um turista. Segundo Rebeca, no país vizinho, é comum comer empanadas antes de um churrasco, como aperitivo – assim como os brasileiros fazem o pão com alho –, ou comer no lanche da tarde, quando também são servidos as famosas medialunas e os doces com doce de leite.

O casal começou a produzir as empanadas despretensiosamente em um Natal, quando familiares de Francisco, naturais dos arredores de Buenos Aires, na Argentina, provaram e aprovaram a massa. Depois de muito pesquisarem recheios e modos de fazer o prato, eles chegaram a sete sabores. A La Merceditas, nome derivado de um chamamé argentino, oferece empanadas de carne picada, cebola e queijo – as mais tradicionais na Argentina e as mais procuradas atualmente - , campestre, frango ensopado, vegana, havaiana, e gorgonzola e nozes.

A massa, que é fresca, fina, delicada e saborosa, leva apenas farinha, manteiga e água e fica pronta no forno entre 10 e 15 minutos. É uma receita originalmente da família de Francisco. Rebeca explica que, no país, cada região tem uma empanada típica, em que muda muitas vezes o tipo de carne ou queijo, porém, as que são feitas artesanalmente pela fábrica La Merceditas são inspiradas na cidade de Córdoba.

Marco Santiago/ND
O casal Francisco e Rebeca faz uma receita original da família dele, que é argentina


Processo delicado 

As empanadas do La Merceditas custam R$ 5 a unidade. O valor pode parecer salgado, porém é possível compreender, já que o processo é completamente diferente do empanado que os brasileiros conhecem, que tem massa mais pesada, calórica e com recheio industrializado. Na fábrica, que fica em Palhoça, trabalham os sócios e duas funcionárias. No local, eles fazem toda a massa, os recheios e o fechamento, sendo que cada sabor tem uma dobradura diferenciada.

A empresa, que começou no Itacorubi, em Florianópolis, com vendas em feiras gastronômicas e eventos particulares, cresceu depois da grande procura de cafés e restaurantes. Focados agora na venda de congelados, o produto tem validade de três meses na geladeira e pode ser encomendado por telefone, redes sociais, WhatsApp ou pessoalmente no balcão da fábrica. Eles informam que duas empanadas argentinas são o suficiente para saciar a fome de uma mulher, e três para os homens.

Como encomendar

Página no Facebook
WhatsApp: 48 9924 4290
Onde: rua Vereador Jacob Knabben da Silva, 3.245, Palhoça

Onde encontrar La Merceditas

Refinaria Café, rua Gonzaga Regina de Lima, 77, Kobrasol, São José
Fairyland Cupcakeria, rua Caminho dos Açores, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis 
Chez Cris Café Bistrô, rua Presidente Coutinho, 652, Centro, Florianópolis
Uai di Minas, rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1.167, Rio Tavares

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade