Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Em noite equilibrada, Moonlight ganha como Melhor Filme; veja todos os premiados no Oscar

Pela primeira vez na história da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood o Oscar de Melhor Filme foi entregue errado

Alessandra Ogeda
Florianópolis
27/02/2017 às 02H54

A noite de entrega do Oscar estava um tanto morna e com poucas surpresas, até que um choque inédito na história da premiação fez o queixo de todos os espectadores caírem. Os atores veteranos Faye Dunaway e Warren Beatty ficaram confusos na hora de anunciar a produção que ganhou como Melhor Filme e deram equivocadamente o prêmio para La La Land: Cantando Estações. Depois de parte da produção do musical ter agradecido o Oscar, um dos premiados viu que o verdadeiro vencedor era Moonlight: Sob a Luz do Luar.

A trapalhada histórica acabou sendo o fato mais marcante de uma noite em que as estatuetas douradas foram espalhadas entre diferentes concorrentes de um ano com uma safra especial na premiação. Mesmo tendo perdido o Oscar de Melhor Filme, o musical La La Land: Cantando Estações foi a produção mais premiada da noite, saindo do Oscar com seis estatuetas - menos de metade das oportunidades que ele tinha na disputa, para a qual recebeu 14 indicações em 13 categorias. 

Ao premiar Moonlight: Sob a Luz do Luar na categoria principal, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood mostra que está menos preocupada em defender a sua própria indústria e mais interessada em premiar realmente os melhores do ano. No ano passado isso já tinha acontecido, com O Regresso ganhando três estatuetas e perdendo a categoria Melhor Filme para Spotlight: Segredos Revelados.

O drama Moonlight: Sob a Luz do Luar venceu como Melhor Filme em uma noite em que a categoria principal foi entregue para o filme errado - Divulgação/ND
O drama Moonlight: Sob a Luz do Luar venceu como Melhor Filme em uma noite em que a categoria principal foi entregue para o filme errado - Divulgação/ND



A noite do Oscar teve menos discursos políticos do que o esperado, o que foi bom para a dinâmica da noite e para o objetivo maior da Academia, que foi o de homenagear o cinema. O apresentador da noite e da vez mais uma vez mostrou que o Oscar está longe de encontrar alguém certo para esta função. Jimmy Kimmel não teve destaque em uma noite em que algumas inovações na premiação e os discursos emocionados de alguns atores se destacaram. Entre as inovações, funcionou bem a homenagem de alguns atores para intérpretes e filmes que lhes inspiraram. 

Enquanto muitas bolsas de apostas apontavam que La La Land: Cantando Estações poderia ganhar em até 10 categorias do Oscar, o filme perdeu algumas estatuetas esperadas para Até o Último Homem e a principal para Moonlight: Sob a Luz do Luar. Entre os pontos altos da noite estiveram os discursos dos atores, especialmente de Viola Davis e Mahershala Ali. Confira, a seguir, a lista completa dos premiados no Oscar 2017:

Melhor Filme

- Moonlight: Sob a Luz do Luar

Melhor Diretor

- Damien Chazelle (La La Land: Cantando Estações)

Melhor Ator

- Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

Melhor Atriz

- Emma Stone (La La Land: Cantando Estações)

Melhor Ator Coadjuvante

- Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)

Melhor Atriz Coadjuvante

- Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

Melhor Documentário

- O.J.: Made in America

Melhor Filme em Língua Estrangeira

- O Apartamento (Irã)

Melhor Animação

- Zootopia

Melhor Roteiro Adaptado

- Moonlight: Sob a Luz do Luar

Melhor Roteiro Original

- Manchester à Beira-Mar

Melhor Edição

- Até o Último Homem

Melhores Efeitos Visuais

- Mogli: O Menino Lobo

Melhor Fotografia

- La La Land: Cantando Estações

Melhor Edição de Som

- A Chegada

Melhor Mixagem de Som

- Até o Último Homem

Melhor Trilha Sonora

- La La Land: Cantando Estações

Melhor Maquiagem e Cabelo

- Esquadrão Suicida

Melhor Design de Produção

- La La Land: Cantando Estações

Melhor Figurino

- Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor Canção Original

- “City of Stars” (La La Land: Cantando Estações)

Melhor Curta

- Sing

Melhor Curta Documentário

- The White Helmets

Melhor Curta de Animação

- Piper

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade