Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Em debate e exposição, Masc reflete seu próprio papel de museu

“Masc em Debate” e exposição “Salão de Festas” pretendem discutir o Museu no cenário contemporâneo das artes

Da Redação/ND
Florianópolis
27/04/2017 às 12H53
Masc completou 68 anos de existência em 2017 e desde abril tem novo administrador e curador Josué Mattos - Marco Santiago/ND
Masc completou 68 anos de existência em 2017 e desde abril tem novo administrador e curador Josué Mattos - Marco Santiago/ND



A quinta-feira (27) será um dia para passar a limpo o quase septuagenário Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) , com uma programação que prevê debate com o público e a abertura de uma exposição coletiva que ocupará a claraboia e a galeria 2 do museu. Na ocasião haverá, ainda, o encerramento do 11o Salão Victor Meirelles*, em correalização com o Coletivo NaCasa. 

A agenda começa com o evento “Masc em Debate”, às 17h, no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura). A ideia é discutir o papel do Museu no cenário contemporâneo das artes, ouvindo críticas, sugestões, opiniões e anseios do público e de artistas. Ainda durante o debate serão apresentadas as principais ações já previstas para o Programa Curatorial do Museu.

 Depois da discussão, o público poderá acompanhar a abertura da exposição “Salão de Festas”. Além de ser uma exposição coletiva de dez artistas, “Salão de Festas” será uma ocupação que segue até o dia 19 de maio no espaço, fazendo uma autocrítica e uma leitura histórica sobre o próprio museu.

A mostra reúne obras dos artistas Ivan Grilo (SP), Nuno Ramos (SP), Nara Milioli (SC) e Traplev (SC), Luciana Knabben (SC), Luis Camnitzer (Uruguai), Laura Lima (MG), Aline Dias (SC) e Diego de Los Campos (Uruguai).

Obra da artista mineira Laura Lima - Divulgação/ND
Obra da artista mineira Laura Lima - Divulgação/ND



“‘Salão de festas’ é um comentário ao estado em que se encontra o equipamento cultural, de extrema relevância no contexto nacional. Conseguimos reunir alguns artistas neste espaço reduzido de tempo para que cada obra participe de um amplo debate relativo ao estado de exclusão que permeia o debate”, explica o curador do Masc, Josué Mattos.

 Iniciativa do Coletivo NaCasa, o Salão Victor Meirelles, que recebeu inscrição de cerca de 400 trabalhos de 250 artistas, fará seu encerramento na data. Desde o dia 1º de abril, as obras estão em exposição na sede do Coletivo, localizada no bairro Trindade, em Florianópolis. O evento é uma crítica ao poder público pela não realização do edital desde 2009. A edição extraoficial do Salão acabou ganhando o apoio da Fundação Catarinense de Cultura que recebe, por meio do Masc, o encerramento do Salão..

"Drink Love", obra de Luciana Knabben - Divulgação/ND



 

27/4

17h: Masc em Debate, Cinema do Centro Integrado de Cultura, av. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis, tel. (48) 3664-2628), Gratuito

19h: abertura da exposição coletiva “Salão de Festas” (visitação até 19/5, terça a domingo, 10h às 21h), Claraboia e Galeria 2 do Masc, no CIC, Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade