Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Editora da UFSC relança "O fantástico na Ilha de Santa Catarina" nesta quarta-feira (17)

Evento conta com a presença de Gelci José Coelho, o Peninha, que conviveu com o folclorista e o incentivou a publicar suas narrativas

Carolina Moura
Florianópolis

Divulgação
Agora em volume único, os textos de Cascaes ainda acompanham as ilustrações originais feitas por ele

A Editora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) lança hoje à tarde, na tenda da feira de livros instalada em frente à reitoria da universidade, a edição em volume único do livro “O fantástico na Ilha de Santa Catarina”, de Franklin Cascaes. Clássico da literatura popular catarinense, a obra teve cinco edições esgotadas, já foi literatura obrigatória no vestibular da UFSC e continua sendo uma referência. O evento acontece a partir das 16h30, com a presença do museólogo Gelci José Coelho, o Peninha.

Quando aluno, Peninha foi quem descobriu os textos e relatos de Cascaes em um armário e o incentivou a publicá-los. As 24 narrativas reunidas no livro, elaboradas entre 1946 e 1975, resgatam as histórias da tradição oral açoriana e manezinha, relatando casos de boitatás, lobisomens, negrinho do pastoreio e saci-pererê, mas sobretudo das bruxas da Ilha. Os textos refletem a preocupação de Cascaes em observar e preservar a memória do povo local. “É a nossa herança cultural, que é bem rica. Claro que os tempos transformaram, mas o registro está lá. E é essa a fonte”, diz Peninha.

Os textos de Cascaes são acompanhados das ilustrações originais, feitas por ele. Artista, pesquisador, folclorista, historiador e escritor, ele nasceu em São José e ontem teria completado 104 anos. Em 1981, dois anos antes de sua morte, ele doou todo seu acervo à UFSC — 925 desenhos, 1250 esculturas e acessórios cenográficos, além de 286 cadernos com anotações de campo.

A nova edição de “O fantástico na Ilha de Santa Catarina” faz parte da Coleção Repertório, que é voltada para a divulgação de clássicos da arte e do pensamento. “Últimos Sonetos”, de Cruz e Sousa, foi o primeiro livro da coleção, que também inclui “Contos Gauchescos”, de João Simões Lopes Neto, que foi lançado na semana passada, também na feira.

Serviço

O quê: Relançamento de “O fantástico na Ilha de Santa Catarina”, de Franklin Cascaes

Quando: Hoje, 16h30

Onde: Tenda da feira de livros da Editora da UFSC, Praça da Cidadania, UFSC , Campus Trindade, Florianópolis, 3721-9408

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade