Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Duas exposições na Capital trazem as Barbies para contar a história da moda

Conheça as grifes famosas que já criaram para a boneca Barbie e os figurinos de diferentes épocas do mundo fashion

Carol Macário
Florianópolis

Divulgação / ND
Famosa estilista Anna Sui e sua criação para a Barbie

Para os fãs da boneca Barbie e interessados na história da moda, duas exposições em Florianópolis apresentam as famosas bonecas em indumentárias que resgatam os estilos de roupas femininos desde o século 18. A mostra “Barbie Collectors”, em exposição no shopping Iguatemi até o dia 5 de agosto, conta com 64 figurinos de estilistas e grifes famosas. Já “Moda, História e Comunicação”´, que segue até 26 de agosto no Floripa Shopping, traz trajes de todas as épocas, além de releituras de vitrines das maiores marcas do mundo fashion.

Resultado da disciplina de história da moda e da indumentária, do curso de moda do Senac (Serviço Nacional do Comércio) de Florianópolis, a exposição no Floripa Shopping viaja no tempo para mostrar as roupas das mulheres a partir do século 18, período absolutista muito referenciado na moda a partir dos famosos vestidos da rainha consorte da França Maria Antonieta (1755 – 1793). “Tem ainda versões das indumentárias do período napoleônico, depois as da Era Vitoriana, quando as mulheres eram mais recatadas”, afirma a professora Ilma Rosa de Godoy, 45, estilista e professora.

A mostra segue trazendo referências década a década, passando pela Belle Époque, o orientalismo na década de 10, a referência às melindrosas dos anos 1920 até chegar à influência do cinema da moda, na década de 30, com um modelo inspirado na diva de Hollywood Marlene Dietrich (1901 – 1992).

“Temos ainda o surgimento do chamado New Look, que foi um divisor de águas. Era o período do pós-guerra e na Europa, devido ao racionamento de praticamente tudo, não havia tecidos”, comenta Ilma. Em 1945, quando as maisons de alta costura de Paris não tinham matéria prima, Robert Ricci, filho da famosa estilista Nina Ricci, convidou 60 costureiros a juntar o material que tinham para criar o Théâtre de la Mode – Teatro da Moda – apresentado no Louvre. O evento foi um marco na história da moda e foi a inspiração para a exposição dos alunos do Senac.

No total são apresentadas 23 peças, entre Barbies e Susies em roupas de época, e maquetes que recriam as marcas do mercado de luxo, como Prada, Dior, Chanel e Lanvin. “Foi um estudo das marcas formadoras de opinião e os alunos fizeram um resgate de como essas lojas comunicam seus produtos”, conclui a professora.

Divulgação  ND
Na mostra "Moda, História e Comunicação", as bonecas vestem trajes de época

Criações de famosos para as bonecas Barbie

Na mostra “Barbie Collectors”, as bonecas também contam a história da moda, mas a partir de modelitos criados exclusivamente para elas. Dentre os destaques, estão a Barbie Hard Rock (2008), em que Barbie se transforma em gótica punk pela primeira vez; a Barbie Fenella Layla (2012), produzida pelo estilista afro-americano Byron Lars e com inspiração na Nigéria e na Escócia;  a Barbie Elvis Presley (2012), que homenageia o lendário cantor; e a Barbie Louboutin (2010), que veste figurino fashion do estilista Christian Louboutin.

Entre as grifes que produziram a Barbie estão Burberry, Versus, Tarina Tarantino, Anna Sui, Diane Von Furstenberg - com o famoso vestido envelope e as joias H. Stern - MAC, Benetton e Juicy Couture. O acervo e a curadoria do evento são do colecionador brasileiro Carlos Keffer, que possui uma das mais raras e valiosas coleções do Brasil.

Serviço

O quê: Exposição “Moda, História e Comunicação”
Quando: até 26/8, segunda a sábado, 10h às 22h, domingos e feriados, 11h às 21h
Onde: Floripa Shopping, ao lado da Camisaria Colombo, SC-401, 3.116, Saco Grande, Florianópolis, tel. 3331-7008
Quanto: Gratuito 

Serviço

O quê: Exposição “Barbie Collectors”
Quando: até 5/8, segunda a sábado, 10h às 22h, domingos e feriados, 11h às 22h
Onde: Shopping Iguatemi, Piso L1, av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis, tel. 3239-8700
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade