Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Donuts: doce açucarado e confeitado popular nos Estados Unidos conquista o paladar do brasileiro

Feitos com uma massa açucarada frita e assada e normalmente cobertos com creme ou chocolate, os donuts são macios, saborosos e atrativos no visual, porque habitualmente são produzidos com confeitos coloridos

Marciano Diogo
Florianópolis
Flávio Tin/ND
Entre os sabores tradicionais mais pedidos de donuts estão o com cobertura de chocolate e o com cobertura de glacê rosa


Doce popular nos Estados Unidos, o donut ainda é pouco conhecido no Brasil, mas tem tudo para cair nas graças do paladar do brasileiro. Feitos com uma massa açucarada frita e assada e normalmente cobertos com creme ou chocolate, os donuts são macios, saborosos e atrativos no visual, porque habitualmente são produzidos com confeitos coloridos. “É um doce aconchegante. Quem procura o donut é pela nostalgia, porque geralmente consumiu em algum lugar fora do Brasil, ou é pela curiosidade, porque nunca provou”, afirma a confeiteira Amanda Estay, que junto à sócia Juliana Bender está à frente da Miss Donuts, marca que existe desde janeiro de 2016 em Florianópolis.

Os donuts se tornaram populares na América do Norte a partir da segunda metade do século 20 com a rede de cafeterias Dunkin’ Donuts. Fundada em 1950, a fabricante de donuts mais conhecida do mundo tem atualmente mais de 11.300 unidades em 36 países, inclusive no Brasil. Na Capital, a cultura gastronômica de consumo de donuts têm sido difundida desde o início do ano com as confeiteiras do Miss Donuts. Além de atenderem por encomenda, as profissionais mantêm um foodtruck localizado no bairro Santa Mônica.

As confeiteiras contam que entre os sabores tradicionais mais pedidos de donuts estão o de chocolate e o “Springfield”, aquele que tem cobertura de glacê rosa – o nome foi batizado em alusão ao seriado televisivo “Os Simpsons”. “Também temos as opções com recheios. E procuramos ‘abrasileirar’ o doce trazendo algumas opções mais presentes em nosso país, como os sabores de brigadeiro, de paçoca e de limão”, conta Juliana Bender. Apesar de a produção ser artesanal, as confeiteiras do Miss Donuts já vendem cerca de 200 unidades por dia. “Observamos que havia um nicho de consumo em potencial aqui, porque ainda não tinha nada semelhante na cidade”, observa Juliana.

O segredo de preparo para um donut saboroso é o tipo de farinha utilizada para fazer a massa, que deve ser refinada e ter bastante glúten, para deixar o doce macio. “Nós misturamos dois tipos de farinha. Também dá para temperar a massa com noz moscada, canela ou gotas de chocolate. O ponto deve ser semelhante à massa do ‘sonho’, doce bem conhecido aqui no Brasil”, acrescenta Amanda Estay. A convite do Plural Gastronomia, as confeiteiras prepararam os donuts de sabor “Flavourite” e “Fondue”: o primeiro é feito com recheio de geleia de morango caseira com cobertura de chocolate preto, e o segundo tem recheio de Nutella e cobertura de chocolate Kit Kat e leite em pó. “Só não gosta quem desgosta de doce. Quem curte doce, baba”, brinca Juliana.

Flávio Tin/ND
Em Florianópolis, a cultura gastronômica de consumo de donuts têm sido difundida desde o início de 2016 com as confeiteiras do Miss Donuts: Amanda Estay (à esq.) e Juliana Bender


• Miss Donuts. www.instagram.com/queromissdonuts. Esquina 42 Foodtruck Park, rua Sérgio Rogério Beims, 42, Santa Mônica, Florianópolis. Segundas, quartas e quintas-feiras das 17h às 22h, sexta e sábado das 10h às 0h, e domingo das 15h às 22h. De R$ 5 a 10

Confira uma receita de massa de donut americano:

Ingredientes:

1 pacote de fermento seco (10g)

1 xícara (chá) de leite morno

4 xícaras (chá) de farinha

1/3 xícara (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de manteiga

2 ovos

1 pitada de sal

Óleo para fritar

Modo de fazer:

Em uma tigela dissolva o fermento no leite morno e deixe descansar por 10 minutos. Misture a farinha, os ovos, o açúcar, a manteiga e o sal até obter uma massa homogênea. Sove a massa de 10 a 15 minutos até a massa ficar lisa e elástica. Deixe a massa descansar com um filme plástico por cima até dobrar de tamanho. Abra a massa com cerca de 1 cm de altura e corte no formato que desejar – caso queira cortar no formato de rosquinha, utilize dois copos de tamanhos diferentes. Deixe a massa descansar novamente até dobrar de tamanho. Frite em óleo não muito quente (165ºC). Adicione a cobertura e recheio de sabor a sua escolha.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade