Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Documentário De Volta Para Casa retrata as corridas de pombos-correios

Lançamento da produção será nesta segunda (17), na Fundação Badesc

Redação ND
Florianópolis

Divulgação/ND

Produção mostra corridas, criadores e também explica a curiosa faculdade que possibilita dos pombos-correios de encontrarem o rumo

O documentário “De Volta Para Casa”, de Richard Valentini, será lançado hoje, na Fundação Cultural Badesc, às 19 horas. A produção, vencedora do 4º Prêmio Funcine (Fundo Municipal de Cinema) de Produção Audiovisual Armando Carreirão retrata uma corrida de pombos-correio que ocorre todos os anos na região da Grande Florianópolis. A obra também mostra uma prova tradicional, a do Campeonato de Columbofilia, realizada na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Na ocasião, cerca de 1.500 pombos-correio são soltos para cumprir um trajeto de oitocentos quilômetros.


Apesar da herança portuguesa na região, o hábito de criar pombos-correio nunca foi popular em Santa Catarina. Sobreviveu até hoje graças a um pequeno grupo de criadores da Grande Florianópolis que, ao contrário do que ocorre em outros países do mundo, insistiram nessa curiosa e pouco remunerada atividade. Provavelmente, mais por vontade e amor a esse tipo de animal, do que pelo profissionalismo em si.

“De Volta Para Casa” explora como são organizadas as corridas de pombos-correio, o dia a dia e os desafios de seus criadores e como a população da região se relaciona com esse esporte que, além de exótico e polêmico, até bem pouco tempo atrás era tratado como assunto de guerra – os animais transportavam mensagens durante as batalhas. Vai além, ainda, ao explicar como funciona essa curiosa faculdade que possibilita que esses animais, aparentemente iguais a todos os outros, sejam capazes de e de onde estiverem encontrar o seu rumo e voarem de volta para casa.

Serviço:
O quê: Lançamento do documentário “De Volta Para Casa”
 Quando: 17/01, 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel.:3224-8846
Quanto: Gratuito

Saiba mais:
www.devoltaparacasa.com

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade