Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

DJ catarinense Rafa Kao é um dos destaques do Brasil na Nova Zelândia

De férias no Brasil, o Rafa Kao conta como tudo começou: com uma viagem despretensiosa para o outro lado do mundo

Pedro Santos
Florianópolis
Janine Turco/ND
O DJ organiza festas de música eletrônicas que viraram tradição na cidade onde mora, Auckland

O então estudante Rafael Souza saiu de Santa Catarina com destino à Nova Zelândia para fazer intercâmbio, desenvolver o inglês e voltar para o Brasil. Mas o que aconteceu foi muito diferente do planejado. Ao que tudo indica, para melhor. Hoje, Rafa Kao, como é conhecido em seu meio profissional, é um DJ respeitado no Brasil e na Nova Zelândia, administra uma produtora de eventos de música eletrônica e tem um selo independente de produção musical.

Logo que chegou ao novo país, em 2003, Rafa Kao tocava música eletrônica em apresentações despretensiosas com bandas locais de rock, hip-hop e ska, algumas delas formadas por brasileiros. “É sempre difícil chegar a um país que não é o seu. Mas eu vi que tinha muita festa brasileira lá e que isso era um diferencial, chamava a atenção dos nativos e dos turistas que iam visitar a Nova Zelândia”, conta Rafael.
Em 2004, ele começou a organizar festas que virariam tradição na cidade onde ele vive até hoje, Auckland, que fica no Norte do país, 500 quilômetros de distância da capital Wellington. Uma delas, a Brazil Tech, traz apenas DJs brasileiros para tocar em locais badalados da Nova Zelândia.

Outra festa, a Muriwai Beach Party, é realizada no meio da praia. “As praias de lá são muito diferente das nossas. São mais selvagens, não tem comércio, barraquinhas, restaurantes. Sem falar que tudo é rigorosamente fiscalizado”, explica. Por isso, no final da festa, Rafael e outros organizadores tiveram que sair, eles mesmos, em um mutirão para limpar a sujeira do fim da festa e deixar a praia limpa outra vez. Tudo por uma causa nobre. Para entrar na festa, os visitantes tinham que pagar um quilo de alimento, que foi doado para a ONG City Mission, que trabalha com pessoas carentes e sem-teto. “Foi muito legal porque conseguimos juntar quase uma tonelada de comida”, lembra o DJ.

Além de produzir festas de música eletrônica, o DJ Rafa Kao também lança músicas pelo selo independente que ajudou a criar, o Flammable Productions. “A cena eletrônica de lá sempre foi muito forte. Aqui tem mais festivais de música, mas lá tem mais festas. E também o público interage mais.”

Em férias aqui no Brasil, o DJ tocou no fim de ano em uma festa na Guarda do Embaú, em Palhoça, e no último sábado no Café Floripa, em São José. Mas os planos não envolvem voltar para Santa Catarina, onde a família dele ainda mora. Rafael e sua mulher, a alemã Andrea, querem morar na Alemanha, abrir uma creperia e viver a vida numa boa. Acompanhados de uma intensa batida eletrônica, de preferência.

Saiba mais:
soundcloud.com/rafakao

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade