Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Dia da Pizza: prato querido do paladar mundial é celebrado no Brasil no domingo

A pizza é o carro-chefe de vários restaurantes em Florianópolis, inclusive na Dita Pizza, que tem mais de 55 tipos de sabores

Marciano Diogo
Florianópolis

Difícil encontrar aqueles que não gostam de uma boa pizza. De origem italiana, mas apreciada em diferentes países, a pizza tem um dia especial no Brasil, data essa que acontece neste domingo (10). Feita com uma massa em formato de disco, assada no forno, normalmente preparada com molho de tomate e algum tipo de queijo, a pizza é o carro-chefe de vários restaurantes em Florianópolis. “É simples, saborosa e versátil. Dá para criar muitos sabores diferentes, por isso o prato cativa tantos paladares”, afirma o argentino Sérgio Javier, 44, que é pizzaiolo há 24 anos e trabalha atualmente na pizzaria A Dita Pizza, na Capital.

Daniel Queiroz/ND
De origem italiana e versátil, a pizza é celebrada no Brasil no próximo domingo (10)

 

A mais antiga pizzaria que se conhece foi fundada em 1830 em Nápoles, na Itália. O prato era um tipo de pão sírio redondo e chato que levava cobertura de cebolas e carnes e foi adaptado pelos italianos, que o aperfeiçoaram com o uso de um trigo diferente e outras coberturas. “Para se preparar uma boa pizza é fundamental a manipulação correta da massa. É preciso sovar bastante para ativar o fermento. Eu também deixo a massa dormir de um dia para o outro, e misturo uma massa recém-preparada com a massa dormida. Isso garante a fermentação correta, que dá a crocância para pizza e não deixa o prato ‘pesar no estômago”, conta Javier.

Para preparar a massa da pizza é necessário misturar farinha de trigo, açúcar, sal, azeite de oliva, água e fermento.  “Um segredo é que uso a água um pouco morna, o que dá ‘a liga’ para massa”, conta o pizzaiolo. Para o cozimento, a massa leva cerca de três minutos para assar no forno a lenha, e no forno a gás convencional, cerca de dez minutos com temperatura a 180°C.

A Dita Pizza existe desde março de 2008 e tem mais de 55 tipos de sabores de pizzas gourmets feitas com farinha italiana. Entre as mais pedidos estão a Dita Pizza (molho de tomate, queijo brie e damasco com alho poró flambado no conhaque), a Ney Fagundes (molho de tomate, mussarela, rúcula, presunto parma, mussarela de búfala, parmesão e orégano) e a Roxá (molho de tomate, queijo gouda, cebola roxa caramelizada e gorgonzola). “O uso de ingredientes marcantes como esses evidenciam as múltiplas possibilidades de sabores que uma pizza pode trazer”, conclui Flávio Geromini, 31, um dos proprietários sócios da A Dita Pizza.  

Daniel Queiroz/ND
O argentino Sérgio Javier, pizzaiolo há 24 anos, compartilha segredos para preparar uma boa massa de pizza


Origem do Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado no Brasil em 10 de julho, quando a data foi instituída em 1985 pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho. Na época foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeu as dez melhores receitas de mussarela e margherita, e empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração do prato. A data ganhou adesão nacional e a partir de então, os restaurantes celebram o dia.

A Dita Pizza - rodovia Admar Gonzaga, 3595, Itacorubi, Florianópolis, tel. (48) 3025-6464. Aberto de quarta a segunda-feira, das 19 às 0h. R$ 57 – 70.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade