Publicidade
Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2019
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 23º C

Destaque musical no Brasil, Rincon Sapiência faz show em Florianópolis

Cantor entrou para lista dos 50 melhores álbuns brasileiros com seu disco de estreia

Luciano Vitor - especial para o ND
Florianópolis
03/01/2019 às 14H11

Talento não tem origem, mas dificuldades fazem da periferia de São Paulo berço da nova música brasileira. Um artista pode nascer em qualquer rincão. Seja na Vila Aparecida em Florianópolis ou mesmo na Cohab 1, periferia de São Paulo, de onde saiu Danilo Albert Ambrosio ou, como é mais conhecido, Rincon Sapiência. E se ter um codinome não é o suficiente, o rapper se autointitula Manicongo. No início da carreira, ele era conhecido como Ludmilo.

Nascido em 1985, Danilo desde sempre soube das dificuldades que a vida imporia, não diferente de seus pares musicais e antecessores do rap. Ele soube bem utilizar-se do cotidiano para criar músicas que transformariam literalmente sua vida.

Rincon Sapiência faz show em Florianópolis - Andreh Santos/Divulgação
Rincon Sapiência faz show em Florianópolis - Andreh Santos/Divulgação


Contemporâneo de outro músico paulista, Emicida, Rincon Sapiência está na batalha por um espaço desde o ano 2000. Iniciou a carreira fazendo parte da banda Munições da 38, onde utilizava os nomes artísticos Rincon X (referência clara ao falecido líder norte-americano Malcom X) e MC Shato.

Nunca se contentando com as poucas oportunidades de brilhar em um cenário maior, passou por outros grupos: Ébanos, 2º Assalto, Plano B, Equilíbrio Insano e Porte Verbal. Com o último, lançou “As Coisas Vão Melhorar...”, em 2003. De fato, as coisas só melhorariam a partir de 2005, quando ingressou no Selo Plano Áudio de outro rapper, Kamau.

Com um single lançado, “Aventureiro”, o músico ganhou uma visibilidade maior. O single proporcionou a realização de outros trabalhos, participação em programas de TV e a produção de videoclipes. Com isso, o rapper chegou à programação da MTV e em 2010, participou do disco da banda NX Zero, “Projeto Paralelo”, onde se tornou mais conhecido.

Foi somente em 2016 que a carreira de Rincon Sapiência deu um salto para se tornar conhecido nacionalmente. Com o single “Ponta de Lança – Verso Livre” (mais de 17 milhões de visualizações do videoclipe na internet) o músico ganhou terreno para o lançamento de “Galanga Livre”, em 2017. Um divisor de águas para a carreira de um músico que não desistiu de seus sonhos quando adolescente.

“Galanga Livre” é também um marco dentro do rap nacional. Ao lado de outros álbuns icônicos que se tornaram referência, o CD traz um libelo à liberdade do povo negro, orgulho e as dificuldades que todos sofrem diariamente. Porém, o que mais chama a atenção são as batidas que algumas músicas utilizam. Do trap ao samba-enredo com baterias ensandecidas, a negritude serve como base para a busca da África e de seus elementos musicais, para a construção de uma obra que servirá de referência a futuras gerações. A exaltação do povo negro não é novidade na música brasileira, mas pela contundência que Galanga Livre traz ao orgulho negro é possível traçar um paralelo com o Movimento 4P: poder para o povo preto!

O ano de 2018 foi corrido para Sapiência. O rapper lançou seu próprio selo MGoma, fez participações com inúmeros artistas e lançou um single arrasa quarteirão, “Placo”.
Com toda essa bagagem, aos 33 anos, o músico vem pela segunda vez a Florianópolis no próximo sábado, 5, para colocar todo mundo para dançar no evento que a Casa de Noca está trazendo..

Serviço

O quê: Show de Rincon Sapiência + DJ + The Cegus (Discotecagem em vinil da Bolachada e intervenção afro com Dununbeats)
Quando: 5/1, 22h
Onde: Vila dos Araçás: Rua João Pacheco da Costa, Lagoa da Conceição, Florianópolis
Ingressos: www.blueticket.com.br/23703/Festival-Noca-de-Verao

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade