Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Desfile OCTA Fashion apresenta criações de estudantes de moda da Udesc na terça (22)

Experimentalismos universitários - 32 alunos de design de moda apresentam looks conceituais

Carol Macário
Florianópolis
Caio Cezar / Divulgação / ND
O corpo é o espaço de experiência e invenção para os novos egressos de moda da Udesc

 

O experimetalismo é um dos fortes dos designers de moda recém saídos da universidade. Na edição 2011 do desfile OCTA Fashion (Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas), que ocorre amanhã em Florianópolis, acadêmicos da Udesc (Universidade de Santa Catarina) apresentam suas criações conceituais marcadas por ousadia e preocupação com o meio ambiente. O estilista Oskar Metsavaht, criador e diretor criativo da Osklen, participa do evento.

A partir da temática “Conecte-se”, 32 estudantes criaram mini-coleções com três looks conceituais. “Cada coleção contém 20 peças comerciais e três peças-conceito”, explica a professora de comunicação e moda Monique Vandresen, uma das coordenadoras do evento. Segundo ela, o design de moda catarinense é bem aceito em todo o Brasil e no mundo, e a Udesc exporta muitos profissionais para diferentes países. “Os alunos têm característica de serem mais ousados e experimentar muito”, diz.

E foi pensando em conexões e experimentações que a estudante Bruna Almeida Gomes, 21, elaborou sua coleção. “Criei algo bem conceitual, como se chegasse o tempo em que o próprio corpo humano se tornasse uma superfície de experimentação para onde toda a natureza converge”, define. A estudante Kamila Rosa, 25, também apresenta suas coleções conceituais, mas para os pequenos: ela criou peças para crianças de até cinco anos inspiradas na Era Vitoriana e Miniaturismo.  “Em geral, uma peça conceitual maximiza toda a ideia em uma única peça”, explica.

Muitos trabalhos foram produzidos com matéria-prima alternativa e reaproveitamento de materiais. “A sustentabilidade está em praticamente todas as coleções. Foi feito um grande estudo sobre o impacto do evento no meio ambiente e a ideia é que o desfile anule os gases emitidos na atmosfera”, afirma Monique Vandresen.

Serviço

O quê: Desfile OCTA Fashion
Quando: 22/11, 20h
Onde: Stage Music Park, rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, KM 1,5, Jurerê, Florianópolis, tel. 3282-2054
Quanto: Gratuito (mediante solicitação no departamento de Moda da Udesc e nas lojas Tibaux Joalheiros e Osklen)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade