Publicidade
Quarta-Feira, 23 de Janeiro de 2019
Descrição do tempo
  • 32º C
  • 23º C

Curta "Odradekianas" faz a pré-estreia no cinema do CIC

O filme mostra a produção de obras nos ateliês de quatro artistas plásticas

Redação/ND
Florianópolis
08/01/2019 às 13H42

O curta-documentário “Odradekianas” faz sua pré-estreia na próxima quarta-feira (16) no cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura). O filme mostra os trabalhos e atividades desenvolvidas nos ateliês de quatro artistas — Ilca Barcellos, Maria Carmen von Linsingen, Sara Ramos e Rosana Bortolin — com sessão prevista para às 20h.

Contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, o curta foi produzido e dirigido pela designer Fernanda do Canto. A passagem entre os ateliês marca a transição entre as falas de cada uma das protagonistas, ambiente pouco conhecido pelo público geral. “Acredito que ao mostrar os ateliês se entende muito sobre a artista e as obras que ela produz”, explica Fernanda.

As artistas retratadas no documentário expuseram seus trabalhos primeiro no Museu de Arte de Blumenau em 2016. Elas fazem parte do coletivo “Odradekianas”, criado pela curadora da exposição e professora da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Rosângela Cherem. “Odradek” é um ser criado pelo autor alemão Franz Kafka, que habita os espaços vazios, possuindo vida própria.

Sara Ramos é uma das artistas entrevistadas no curta
Sara Ramos é uma das artistas entrevistadas no curta "Odradekianas" - Carlos Pontalti/Divulgação

Entre a ideia original e a edição final do material passaram-se dois anos. O fato foi motivado pela organização, com duas visitas a cada ateliê e o acompanhamento de três edições do Festival Alternativas em Cerâmica, promovido pela artesã Rosana Bortolin em seu espaço de trabalho.

Professora da Udesc, Rosana participou da exposição inaugural do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, no Rio Grande do Sul. Já expôs em várias instituições, entre elas o Masc, festivais, bienais e também fora do país. A artista tem também residência artística na Associação Cultural de Artes e Comunicação.

Outra artista acompanhada pelo curta, a gaúcha Ilca Barcellos ingressou no meio das artes por meio da cerâmica, fazendo participações em exposições coletivas nacionais e internacionais. Vencedora do Prêmio Aquisição do Museu de Arte de Santa Catarina, ela atualmente, trabalha com materiais como tecidos, espuma, EVA, madeira e metal em suas produções.

As florianopolitanas, Maria Carmen von Linsingen e Sara Ramos também fazem parte do documentário. Maria Carmen é formada em educação artística pela Udesc. Suas atividades envolvem a pesquisa com resíduos têxteis na região de Blumenau. Sara expôs na Argentina, Portugal, Espanha e República Dominicana.

A sessão é gratuita e aberta ao público. Após a exibição, as artistas, curadora e equipe do filme farão uma conversa com a plateia.

Serviço

O quê: Pré-estreia do curta-documentário Odradekianas

Onde: Cinema do CIC, Centro Integrado de Cultura (CIC), av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis

Quando: 16/1, 20h.

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade