Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Curta-metragem catarinense “O Segredo da Família Urso” traz quatro prêmios do Cine PE

Produção catarinense ganhou como Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Edição de Som e Melhor Atriz para Liz Comerlatto, de 10 anos

Redação ND
Florianópolis
Divulgação/ND
A atriz Liz Comerlatto contracena com Otto Jr. Ela ganhou como Melhor Atriz no Cine PE

 

O curta “O Segredo da Família Urso”, da produtora catarinense Novelo Filmes, ganhou quatro prêmios na 19a edição do Cine PE, Festival de Audiovisual de Pernambuco. Realizado entre os dias 2 e 8 de maio, a equipe de Santa Catarina conquistou os troféus Calunga de Melhor Direção de curta-metragem, para Cíntia Domit Bittar; Melhor Atriz, para Liz Comerlatto; Melhor Direção de Arte, para Dicezar Leandro; e Melhor Edição de Som, para Gustavo de Souza.

O filme parte da narrativa de uma menina de oito anos, em plena ditadura militar brasileira. O audiovisual foi rodado em Lages, na Serra Catarinense, em 2013, e lançado em maio de 2014 nas telas de dentro e fora do país. A produção foi realizada com dinheiro do Prêmio Catarinense de Cinema 2012.

“O Cine PE é um dos festivais mais importantes do Brasil e é muito importante para nós que  ‘O Segredo da Família Urso’ tenha saído como o grande vencedor da Mostra Competitiva de Curtas. São quatro prêmios que atestam a qualidade do filme e afirmam o seu poder enquanto filme de gênero. Receber o prêmio de melhor direção foi muito emocionante e significativo, já que estou para dirigir outros projetos de terror e suspense. Mostra que esse é o caminho”, diz a diretora, Cíntia Domit Bittar.

Um dos prêmios mais comemorados pela equipe do curta foi conquistado pela atriz Liz Comerlatto, de 10 anos, menina que protagoniza o filme. Ela garantiu o papel após vencer os testes de elenco para o curta, que tinha como proposta mostrar o tema ditadura militar, a partir do olhar de uma criança.  A trama se desenrola no porão da casa onde Geórgia, vivida por Liz, foi proibida de brincar. Um dia ela consegue abrir seu quartinho de brinquedos longe dos olhos dos pais e da babá e encontra alguém lá dentro. O filme mostra uma família cheia de segredos em um clima bastante nebuloso.

A produção ainda tem a atriz Amélia Bittencourt, que já havia atuado em outros dois trabalhos da Novelo Filmes, “Qual Queijo Você Quer?” e “O Tempo que Leva”, Gilda Nomacce, Otto Jr. e Cleístenes Grott.

“O Segredo da Família Urso” já conquistou diversas premiações no país: melhor curta pelo júri popular no 10o Fantaspoa (2014) – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre; Melhor Curta no Buried Alive 2014 – Atlanta Independent Horror Film Festival; Melhor Ator para Otto Jr no 21o FLVR Festival Latino-americano de Vídeo e Artes Audiovisuales (Argentina) e Melhor Ator para Otto Jr no 21o FLVR Festival Latino-americano de Vídeo e artes audiovisuales (Argentina). A Novelo Filmes já tem histórico de premiações em suas produções. Com “Qual Queijo você Quer?” recebeu mais de 50 prêmios em festivais do país e do exterior.

Mais premiados no Cine PE

O longa-metragem pernambucano “Permanência”, com direção de Leonardo Lacca, foi o grande vencedor do 19o Cine PE Festival do Audiovisual. A ficção conquistou o prêmio de melhor filme, atriz (Rita Carelli), atriz coadjuvante (Laila Pas), ator coadjuvante (Genesio de Barros) e diretor de arte (Juliano Dornelles).

Outro destaque foi a ficção portuguesa “Cavalo Dinheiro!”, que levou as calungas de melhor diretor e  roteiro para Pedro Costa e fotografia para Leonardo Simões e Pedro Costa. A obra ganhou ainda o prêmio de melhor filme, segundo o júri da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
A animação carioca “Até a China”, com direção de Marão, ganhou as premiações de melhor filme, roteiro e do júri popular de curta-metragem.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade