Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Curta infantil "Nham Nham, A Criatura" é filmado em Florianópolis

Obra cinematográfica promete mexer com o lúdico de crianças e adultos

Marciano Diogo
Florianópolis
Marco Santiago/ND
O ator mirim Davi Tancrede e o diretor Lucas de Barros durante as filmagens


É de se estranhar criança que nunca teve nenhum amigo imaginário. Aquele ser projetado com quem possa brincar, pular e se divertir. A produtora catarinense Novelo Filmes filmou na Capital na última semana o curta-metragem infantil “Nham Nham, A Criatura”, obra que promete mexer também com o lúdico de muitos adultos. O filme foi produzido através do fomento possibilitado pelo edital Curta Criança do MinC (Ministério da Cultura) que a produtora ganhou em 2013, e o curta será lançado no início do próximo semestre.

“Nham Nham” conta a história de Lucas, uma criança de nove anos de idade, que vive um difícil período de adaptação. O menino, interpretado pelo ator mirim Davi Tancrede, recém mudou-se para uma nova cidade e seus pais também se separaram recentemente. O pequeno desenha algumas coisas em seu diário, e certa vez desenha uma criatura chamada Nham Nham, que ganha forma em um corpo de um grande urso – o amigo imaginário da criança devora qualquer desenho do diário, e a partir dessa percepção, Lucas começa a desenhar seus problemas para que Nham Nham os devore.

De acordo com a produtora executiva do filme, Carol Gesser, além da obra cinematográfica tratar de assuntos relevantes como divórcio, bullying e solidão, ela trabalha um tema específico: o amadurecimento. “Todas as lembranças que ele não quer lembrar, ele dá para o amigo comer. Depois de certo tempo Lucas percebe que de fato essa não é a melhor maneira de lidar com seus problemas. E é este processo que buscamos evidenciar também: crescer dói”, afirma Carol, que também é presidente do Funcine (Fundo Municipal de Cinema) de Florianópolis.

Atualmente, o curta-metragem infantil, que levou apenas três dias para ser filmado, está em processo de montagem. “Cerca de 30 pessoas participaram da produção, mas o elenco principal é composto apenas por três atores. Pretendemos lançar o filme em cinco meses”, revela Carol. “Nham Nham, A Criatura” terá 15 minutos de duração e possivelmente será lançado na 14ª Mostra de Cinema Infantil em 2015.

Processo criativo e boneco articulado
A Novelo Filmes comprou os direitos autorais da história de “Nhan Nham, A Criatura” ainda em 2007. Desde então, o roteiro já passou por diversos tratamentos, até a conquista do edital do MinC no ano passado. Segundo o diretor do curta-metragem, Lucas de Barros, a obra trabalha de maneira criativa a relação dos adultos com as crianças. “Os adultos nunca são retratados por inteiro, aparecem somente fragmentos do corpo”, conta Lucas. “Buscamos relacionar a questão com nosso público-alvo, no fim do filme o menino percebe que deve enfrentar seus problemas e desenha o Nham Nham para que a criatura destrua a si mesma se devorando”, confirma o diretor.  Outro fator interessante da produção é que o personagem Nham Nham é articulado por um ator, que veste a fantasia da criatura, e por outro técnico, que através de ferramentas articula as feições do amigo imaginário.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade