Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Curta catarinense que discute a transexualidade vai para o 6º festival de cinema

Em seis meses “Apenas o que você precisa saber sobre mim”, da Novelo Filmes, já participou de três festivais internacionais e vai para Gramado em agosto

Karin Barros
Florianópolis
09/07/2018 às 22H49

O curta catarinense “Apenas o que você precisa saber sobre mim”, da Novelo Filmes, que teve pré-estreia em Florianópolis em janeiro deste ano já passou por quatro festivais de cinema, sendo três internacionais. 

A novidade agora é que além de ter sido selecionado para o 25º Festival de Cinema de Vitória, que ocorre em setembro, ele também vai participar do 46º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais antigos do país. “É importante estar nesse festival pela visibilidade que o evento proporciona aos participantes, além disso, as exibições contam com muitos participantes e críticos de cinema, o que é bom para dar continuidade ao projeto”, diz Maria Augusta Vilalba Nunes, roteirista e diretora da obra. 

Dirigido por Maria Augusta Vilalba Nunes, produção aborda temas como relacionamento, discussão de gênero e empoderamento - Divulgação/ND
Dirigido por Maria Augusta Vilalba Nunes, produção aborda temas como relacionamento, discussão de gênero e empoderamento - Divulgação/ND


A cineasta está orgulhosa do caminho que seu primeiro trabalho como diretora tem trilhado em cerca de seis meses do lançamento. “Eu não esperava tanto. Foi meio que uma surpresa mesmo”, conta ela. No 41º Guarnicê Festival de Cinema, em São Luís (MA), o curta catarinense levou o prêmio de melhor roteiro.

Viabilizado por meio do Prêmio Catarinense de Cinema, o audiovisual esteve na França em março, e no Canadá e na Alemanha no mês de maio. Com apoio da Ancine, a diretora Maria Augusta pode estar presente apresentando e debatendo o filme com o público, uma experiência única, pois o júri da competição bem como os apresentadores e moderadores das discussões é formado por jovens estudantes da cidade de Oberhausen. Além da positiva recepção no 64º Oberhausen International Short Film Festival, o filme conquistou uma espécie de licenciamento para participar de um projeto de cunho pedagógico dentro das escolas da cidade alemã.

Texto de representatividade

A narrativa de “Apenas o que você precisa saber sobre mim” condensa os universos da adolescência, do skate e da transexualidade ao abordar temas como relacionamento, amadurecimento, paixão, discussão de gênero e empoderamento. Quem interpreta os personagens principais são os estreantes Alice Doro, como a transexual Laura, e, Aleff Menna Resler, que vive o personagem Fábio. 

Na história, os dois jovens se esbarram em uma pista de skate e começam a andar juntos. Porém, Laura não conta para Fábio que é trans. Uma amizade bonita começa a nascer, e dela também um sentimento especial. Quando Laura percebe que a relação pode se aprofundar, ela some. 

Os dois adolescentes foram selecionados por uma chamada pública nas redes sociais, onde a produtora fazia questão de trabalhar com uma pessoa trans.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade