Publicidade
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Curso em Florianópolis formará profissionais especializados em composição de trilhas sonoras

Essa será a primeira vez que uma escola de música aborda o tema em Santa Catarina, trazendo profissionais renomados

Redação ND
Florianópolis
Divulgação/ND
Alwin Monteiro é um dos professores escalados e é também sócio do centro musical Ossia

Há filmes em que a trilha sonora é tão marcante que fica impossível não lembrar de suas cenas ao ouvir as músicas fora do contexto. Longas como “Rocky” e as animações “A Pantera Cor de Rosa” e “O Rei Leão” são dois exemplos clássicos de trilhas que em poucas notas já nos transportam para dentro da história. Em Florianópolis, a partir da segunda semana de agosto, o centro musical Ossia irá oferecer em dois módulos o primeiro curso de Santa Catarina voltado à composição de trilhas sonoras, com vagas limitadas e professores de renome nacional. 

A ideia é formar e aprofundar os alunos nos métodos de composição de trilhas e oportunizar reflexões e debates sobre os avanços, técnicas e desafios propostos pela área. “É um curso bem completo, com cara de profissionalizante mesmo. Ele tem um caráter bem específico e pouco abordado fora do meio acadêmico”, explica Felipe Balestrin, sócio da Ossia.

O curso terá em seus módulos cinco temáticas gerais aprofundadas em conteúdos específicos dentro da produção e da reflexão da música no audiovisual: aproximações históricas; técnicas de composição; conceitos e princípios musicais básicos; música eletroacústica e cinema; e linguagem. Serão oferecidas apenas 24 vagas, divididas em duas turmas, e a mensalidade são 12 parcelas de R$285, com desconto para quem já realizada atividades no centro musical, que além de oferecer diversos cursos também tem uma loja, uma luthieria e faz produções musicais.

“Os alunos farão uma prova de nivelamento para termos um primeiro contato, quem não tiver conhecimento musical mínimo para o curso poderá fazer um intensivo antes de começar. O ideal é já tocar algum instrumento ou trabalhar com produção, temos inclusive pessoas com formação acadêmica interessadas em fazer”, relata Felipe.

 

Aprender com quem sabe

No encerramento das aulas, que têm um total de 80 horas, haverá uma palestra com o compositor Waltel Branco, que já trabalhou na trilha sonora de dezenas de filmes e novelas e fez parte do grupo de músicos da equipe de Henry Mancini, compositor de “A Pantera Cor de Rosa”.  Waltel também gravou o disco “Guitarra em Chamas”, com Baden Powell, e em sua passagem pelos Estados Unidos trabalhou com músicos como Franco Rosolino, Charles Mariano, Sam Noto e Dizzy Gillespie, além de ter participado dos arranjos do álbum “Chega de Saudade”, de João Gilberto. Segundo Felipe, a presença de Waltel é um incentivo para os alunos ao longo do curso. Outro estímulo, aliás, é uma parceria com a empresa júnior de cinema da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que escolherá a trilha do melhor trabalho de conclusão de curso para inserir em um filme. 

Antes de encontrarem Waltel Branco os alunos passarão por aulas com um corpo docente formado pelos professores Alwin Monteiro, Flora Holderbaum, Elian Woidello, Willian Fernandes, Alexandre Lunardelli, todos profissionais com currículos voltados à produção de trilhas.

 

Saiba mais:

www.ossia.com.br/composicao/

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade