Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Consultoria organizacional transforma o ambiente e a consciência de consumo

A Cozy Life, da economista Fernanda Cavalcanti, ajuda as pessoas a melhorarem seus ambientes e o tempo

Karin Barros
FLORIANOPOLIS
13/08/2018 às 12H26

Ter tudo milimétricamente organizado, dobrado, em caixas, em separadores, nas gavetas corretas e até nomeado dentro de um guarda-roupa parece um sonho. A maioria das pessoas acaba empilhando as roupas e usando sempre a mesma coisa. Outro fator frequente é que custamos a desapegar de coisas antigas e que muitas vezes nem servem mais. Aquilo não acrescenta mais nada nas gavetas – nem nas nossas vidas -, mas está ali, ocupando espaço. 

Fernanda Cavalcanti criou uma empresa especializada em  organização de ambientes - Daniel Queiroz/ND
Fernanda Cavalcanti criou uma empresa especializada em organização de ambientes -  Daniel Queiroz/ND


Fazer todas essas mudanças sozinho é difícil, mas já pensou ter alguém especializado no assunto? A paulista Fernanda Cavalcanti, 32, está há quatro anos em Florianópolis, e este mês completa um ano facilitando a vida das pessoas quando o assunto é organização. Formada em economia e com experiência em marketing, ela criou a Cozy Life, uma empresa especializada em organização dos ambientes, arquivos, detox do lar, decoração express e gestão do tempo.

Fernanda acredita que o diferencial da sua consultoria organizacional é o detox do lar. “Foi um produto que eu criei que busca desintoxicar o lugar, tirar tudo que não serve, que está rasgado, que a pessoa não se sente bem. Faço essa consultoria com a pessoa ajudando ela a tirar o que não serve e a escolher com a ótica do que ela quer que fique no ambiente. Mais do que tirar é importante saber com o quê você quer ficar, o quê é útil para você”, salienta.

A consultora vê seu trabalho no formato de ciclos. Primeiro ocorre o detox, depois com ajuda do cliente, ela encaminha as roupas como doação para alguma instituição e/ou brechó. “Tenho parceiros de brechó que vão até a casa da pessoa, analisam e compram o acervo dela. Muitas vezes o cliente recupera o investimento que fez no closet, por exemplo”, diz Fernanda.

Gatilho para uma mudança 

A naturopata e empresária Julia Sirotsky Panno, 34, conheceu o trabalho da Cozy Life por meio das amigas, que também utilizaram o serviço. “Estava há bastante tempo querendo fazer uma limpeza no meu closet, mas nunca tinha tempo, deixava para depois, e quando vi minhas amigas postando nas redes sociais tive uma identificação imediata com a ideia”, explica.

Julia Sirotsky Panna percebeu de imediatos mais espaço nos armários - Daniel Queiroz/ND
Julia Sirotsky Panno percebeu de imediatos mais espaço nos armários - Daniel Queiroz/ND


Para a gaúcha, todo o processo foi tranquilo, já que uma amiga de infância junto com Fernanda ajudaram no detox. “Eu precisava de um gatilho e a Fernanda me trouxe isso”, diz.

Para facilitar na organização, a consultora utiliza organizadores que podem ser comprados em lojas de construção e objetos para o lar, mas diz que sugere apenas quando realmente faz a diferença. Júlia afirma que eles fizeram uma boa diferença, mas que o mais legal foi poder doar algumas peças e também recuperar um dinheiro por meio do brechó. “O que eu vendi eu consegui pagar o serviço dela e ainda sobrou um pouco. É um sistema bem sustentável no fim”, coloca a cliente.

A mudança no closet de Julia acontece há três meses, e nesse período ela afirma que a vida já melhorou bastante e que o ambiente ficou leve. “Eu não achava as minhas coisas, estava sempre usando o quê estava em cima, nem lembrava que tinha ou onde estava. Me adaptei muito bem com os organizadores e passei até a ser mais cuidadosa com as minhas coisas”, conclui Julia.

Como o reflexo dos benefícios organizacionais, Julia optou pelos serviços da Cozy em mais cômodos. Ela começou pelo quarto de hóspedes, depois o armário de remédios e o próximo deve ser o escritório. “O quarto era um ambiente onde eu jogava tudo que eu não sabia onde colocar. Cada vez que chegava uma visita não tinha onde elas colocarem a roupa. Organizamos tudo em caixas e sobrou prateleira agora”, diz.

Outra atitude mental

Fernanda brinca que cada vez que arruma a casa de alguém sai com a sensação de “Réveillon”. “O detox cria uma consciência de consumo e comportamento nas pessoas. Uma vez que ela se doa um dia inteiro para as peças do armário, ela pensa duas vezes antes de comprar, ou refaz o detox sozinha dentro de um tempo. Ele muda o mindset (atitude mental) das pessoas”, diz a consultora.

Para começar o processo em casa, ela explica que é importante encarar o processo e não fazer de maneira superficial. “É um processo que dói, mas é muito benéfico depois. Você tem que ir nos cantos mais escuros, caixas fechadas, bolsas, gavetas, tudo”, explica. Ambientes como o closet e o banheiro podem mudar o dia a dia se melhorados, segundo as dicas de Fernanda.

Entre os benefícios de ambientes mais organizados está a harmonia do lar, a economia no tempo que você perdia procurando coisas, economia de dinheiro revendo produtos que podem estar perto de vencer e utilizar antes e a satisfação e orgulho de um espaço mais clean e arejado. “Eu resumo isso é qualidade de vida”, coloca Fernanda.

Benefícios

Harmonia
Economia de tempo
Economia de dinheiro
Satisfação
Orgulho
Qualidade de vida

Dicas: 

Calças estruturadas como o jeans conseguem ficar em pilhas, mas legging cai quando puxa. Organizadores podem ajudar;
Separar por cor, mas o estético não é o principal;
Estrutura firma na dobra, para quando puxar não desarmar;
Conseguir enxergar com facilidade para devolver com facilidade;
Deixar a mão as roupas da estação;
Quem não tem espaço para mudar o local das roupas pode usar sacos herméticos para guarda-las;
Setorizar as coisas por família, como cuidados, corpo, make, blusas, calças.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade