Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Conheça a história de 'Lia', nova minissérie da RICTV Record que estreia nesta terça

Escrita por Pau­la Richard e com direção geral do argentino Juan Pablo Pires, nova obra religiosa substitui 'Apocalipse'

Redação ND
Florianópolis
25/06/2018 às 22H14

“Lia” estreia nesta terça-feira *(26), às 20h30, na RICTV Record, substituindo o sucesso “Apocalipse”. A história da minissérie é uma vi­são da trajetória de Jacó contada através do olhar da protagonista, interpretada pela atriz Bruna Pazinato, de 23 anos. Lia é uma mulher que resiste a tudo, supera a rejeição, o desprezo, a humilhação, até conquistar o respeito e o amor do homem pelo qual sempre foi apai­xonada. 

Lia com a irmã Raquel e as concubinas Bila e Zilpa tiveram 12 filhos com Jacó, que deram nome as doze Tribos de Israel - Munir Chatack/Record/Divulgação/ND
Lia com a irmã Raquel e as concubinas Bila e Zilpa tiveram 12 filhos com Jacó, que deram nome as doze Tribos de Israel - Munir Chatack/Record/Divulgação/ND


Ela e a irmã Raquel são casadas com Jacó, o progenitor da Nação Judaica. Ele teve com elas e com as concubinas - uma união não formalizada pelo casamento civil, Bila e Zilpa, 12 filhos, que deram nome às 12 tribos de Israel. 

Labão, pai de Lia e Raquel,  não é um homem de fé. Astuto, oportunista e enganador, o que lhe interessa  é o lucro. Quando criança, Lia sempre foi uma menina doce e tímida, que vive sob o jugo de seu pai, um homem insensível e violento, e de seus meios-irmãos, criados à imagem do pai. Sua mãe lhe passou algo sobre a fé no Deus de Abraão, mas ela morre no parto de sua irmã Raquel.  

Raquel cresce e se torna uma moça belíssima. Lia não é bela como a irmã e guarda os olhos tristes de quem perdeu a infância. Enquanto Lia é prendada nos afazeres domésticos e talentosa cozinheira, Raquel prefere as atividades ao ar livre, como o pastoreio. 

Depois que crescem, Lia (24 anos), Raquel (17 anos) e Zilpa (24 anos) dividem a mesma tenda, mas apenas Lia e Zilpa partilham seus sonhos, frustrações, alegrias e tristezas.  Quando Bila (12 anos), é comprada como serva por Labão, Lia e Zilpa acolhem a menina entre elas. Raquel não tem a mesma generosidade e pouco se importa com uma serva. 

Em busca da fé e da sabedoria 

Enquanto Lia guarda os ensinamentos sobre o Deus de Abraão e os passa para Zilpa, Raquel prefere continuar com os hábitos e crenças pagãs. Raquel cresce confiante, sabedora de seus encantos femininos e a procura de um marido rico e que lhe traga muitos benefícios. 

Jacó (Felipe Cardoso) se apaixona perdidamente por Raquel (Graziella Schmitt) - Munir Chatack/Record/Divulgação/ND
Jacó (Felipe Cardoso) se apaixona perdidamente por Raquel (Graziella Schmitt) - Munir Chatack/Record/Divulgação/ND


Para Labão, suas filhas são apenas moeda de troca em um casamento. Quando Jacó, filho do rico Isaque, chega à Harã, Labão recebe o sobrinho com bons olhos, visando tirar algum proveito. 

Antes de Jacó nascer, Deus disse que ele seria pai de uma nação forte e que seria exaltado acima do seu irmão gêmeo, Esaú. Mas Jacó usa de artimanhas para tirar a progenitura do irmão e acaba fugindo de Canaã com medo da ira de Esaú. Ao invés de confiar que o Senhor lhe daria tudo o que prometeu, Jacó segue usando de astúcia e esperteza para conseguir as coisas de seu jeito. 

Jacó conhece Raquel e logo se apaixona perdidamente. Ela o leva até Labão, que o recebe de braços abertos, oferecendo trabalho. A chegada de Jacó mexe com essas mulheres. Apesar de ter semelhanças com Labão, Jacó é um homem bom, que trata as mulheres com respeito e delicadeza, porém, é enganado pelo futuro sogro. 

Em sua trajetória, a protagonista irá ao encontro da sabedoria e da fé, que a fará enxergar  que ninguém está acima de Deus e que, portanto, não deve idolatrar seu marido. Ela deixa de se colocar abaixo de Jacó, tornando-se uma mulher forte e admirável. A minissérie “Lia” é escrita por Pau­la Richard e com direção geral do argentino Juan Pablo Pires. 

Serviço

O quê: minissérie “Lia”
Quando: 26/6, 20h30
Onde: RICTV Record

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade