Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Concerto instrumental celebra o Dia Nacional da França em Florianópolis

Programa traz as peças “O Carnaval dos Animais – Uma Fantasia Zoológica” e “Mamãe Gansa” e é apresentado na Capital na quinta-feira (14)

Redação ND
Florianópolis
Divulgação
Espetáculo traz composições dos franceses Camille Saint-Saëns (1835-1921) e Maurice Ravel (1875-1937)


Um concerto instrumental que procura transcrever histórias e imagens de forma musical. Essa é uma das propostas do espetáculo idealizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, que reúne no programa as peças “O Carnaval dos Animais – Uma Fantasia Zoológica” e “Mamãe Gansa” e é apresentado na Capital na quinta-feira (14), data em que se comemora o Dia Nacional da França.

O espetáculo é apresentado pela Orquestra Filarmonia Santa Catarina e é integrado pelos instrumentistas Guilherme Amaral (piano), Alexandre Dietrich (piano), Maikon Canhola (flauta), Ana Walczak (Clarineta), Ricardo Müller (violino), Tammy Cittadin Soares (violino), Leonardo Piermartiri (viola), Tácio César Vieira (violoncelo), Gustavo Fontes (contrabaixo) e Márcio Bicaco (percussão).

Além da originalidade, ambas as peças também têm em comum o apelo para o público infantil. “São peças são extremamente descritivas. Foram escritas por autores franceses e trazem temáticas de fácil compreensão para as crianças. Inclusive o espetáculo é uma boa oportunidade para introduzir o público infantil na música clássica”, afirma Gustavo Fontes, contrabaixista e diretor musical do espetáculo que será apresentado pela primeira vez em Santa Catarina.

“O Carnaval dos Animais” foi composto por Camille Saint-Saëns (1835-1921) e associa cada instrumento musical com um animal fazendo referência ao som que cada bicho produz. A obra foi escrita em fevereiro de 1886 no período do Carnaval em Paris e traz uma crítica musical aos seus compositores contemporâneos da época, com sátiras que faziam referências sonoras de tais compositores como Offenbach e Bizet.

Já “Mamãe Gansa” foi composta por Maurice Ravel (1875-1937) originalmente para o piano e publicada em 1910. A peça é inspirada em contos de fadas. “Em uma peça trazemos a descrição de histórias infantis e na outra temos a descrição de uma visita ao zoológico. Além disso, o espetáculo também terá narradores que introduzirão o público em cada uma das peças”, conta Gustavo.

O quê: 14 de Julho Clássico - Concerto Aliança Francesa
Quando:
14/7, 20h30
Onde:
Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura, av.Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis, tel. 48 36642628
Quanto:
R$ 60, 30 (meia)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade