Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Companhia Irmãos Sabatino apresenta espetáculo "VaiqueuVoo" em Florianópolis

Espetáculo tem inspiração nos aviadores da década de 1930, artistas mostram diversas acrobacias aéreas

Ian Sell
Florianópolis
05/05/2017 às 17H49
Companhia Irmãos Sabatino chega pela primeira vez em Florianópolis - Paulo Barbuto/Divulgação/ND
Companhia Irmãos Sabatino chega pela primeira vez em Florianópolis - Paulo Barbuto/Divulgação/ND

Acrobacias aéreas, dança, teatro, virtuosidade e uma dose de humor. A Companhia Irmãos Sabatino chega diretamente de São Paulo voando com o espetáculo “VaiqueuVoo” nos palcos do circo da Dona Bilica em Florianópolis. As sessões acontecem sábado (6) e no domingo (7), às 20h30 e 16h, respectivamente. O espetáculo conta a história dos grandes aviadores da década de 1930, heróis modernos que com sua ousadia e paixão pelo voo dedicaram suas vidas às iniciativas pioneiras na aviação. O elenco circense é formado por André Sabatino, Gianfranco do Sanzo e Jaffetson Negrão.

“Nós criamos o espétaculo como uma forma de conseguiu aliar uma história , um tema, dos aviadores na década de 1930, que já tinham uma característica bem artesanal, pois os aviões não tinham recursos tecnológicos, era simplesmente um motor , uma direção, o senso de navegação e muita coragem. Achamos interessante esses aspectos porque traz uma proximidade muito grande com o circo e principalmente com as acrobacias aéreas que fazemos no espetáculo”, conta o artista André Sabatino.

O nome do espetáculo surge da relação de confiança entre os acrobatas, pois um acrobata só pode ir se o outro for. A atração faz um resgate de técnicas de circo pouco conhecidas, como a báscula (gangorra de madeira onde os acrobatas fazem saltos), além da barra fixa da ginástica olímpica, onde os artistas mostram acrobacias tradicionais do mundo da ginástica. “Trazemos uma nova leitura para a modalidade, uma coisa um pouco mais lúdica, sem ter um ambiente competitivo”, afirma André. “O espetáculo conta com um aparelho muito raro, o quadrante aéreo”, completa. Nesse, em geral dois artistas, um de portô e outro volante, sendo que o portô é o braço forte que segura o volante que faz as acrobacias e os balanços.

A Companhia Irmãos Sabatino surgiu em 2009, quando os irmãos Martin e André Sabatino após trabalharem para diversas trupes e companhias de São Paulo resolveram investir numa própria forma de expressão artística, afim de produzir uma identidade. Começaram com um espetáculo pequeno chamado “Uma Artista da Terra”, com o passar dos anos e a evolução do trabalho foram criadas as atrações “Cabaret Volant”, “Em Busca da Triple Volta”, “Irmãos Sabatinos e o Maior Artista da Terra” e “YO SI TU NO – Um Elogio à Bobagem”.

Faz parte do seu repertório técnico ações realizadas nas alturas através da utilização de equipamentos de resgate como escalada e alpinismo, tirolesas, pêndulos, ações verticais, coreografias nas paredes, cordas elásticas e ações suspensas por balão de ar quente.
No ano passado, a trupe fez uma turnê na Europa, passando por países como Bélgica, Holanda e Suécia. “A resposta do público estrangeiro foi muito positiva. É um espetáculo que acaba sendo universal , pois tem pouco texto e uma linguaguem mais física, estamos muito contentes com o resultado”, conta André. A atração tem a parceria do edital de circo Carequinha, prêmio da Funarte.

Serviço:

O quê: Espetáculo VaiqueuVoo, Cia Irmãos Sabatino
Quando: 6/5, 20h30, 7/5, 16h
Onde: Circo da Dona Bilica, rua Manoel Pedro Vieira, 601, Morro das Pedras, Florianópolis
Quanto: R$ 30, cliente clube ND tem 50% de desconto

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade