Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Companhia florianopolitana Teatro Sim... Por Que Não?!!! celebra 30 anos reapresentando espetáculo

"A Vida Como Ela É..." é apresentado no Teatro Álvaro de Carvalho nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro

Marciano Diogo
Florianópolis
Flávio Tin/ND
Grupo de teatro já circulou por mais de 80 cidades catarinenses


Foi em uma oficina de artes cênicas ministrada pela atriz Margarida Baird em 1986 que nasceu uma companhia de teatro que viria a ser uma das mais representativas e consolidadas de Florianópolis. O grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!! celebra em 2016 três décadas de histórias contadas nos palcos de Santa Catarina e do Brasil. Durante esse tempo, foram 15 espetáculos montados e apresentados pelo grupo. “Ao longo de nossa história buscamos investir na experimentação e na pesquisa de diferentes linguagens. Construímos um repertório vasto de montagens, que perpassa diferentes gêneros. Não nos acomodamos em uma única linguagem. É mais instigante partir para uma nova forma de interpretação. Para nós, é fundamental que o artista procure sair da sua zona de conforto”, afirma Júlio Maurício, diretor do grupo.

E é fato. Em três décadas de história, o Teatro Sim... Por Que Não?!!! criou trabalhos que transitam por linguagens. Desde a farsa medieval, com “A Farsa do Advogado Pathelin”, ao teatro de animação de bonecos, formas e sombras com “Livres e Iguais” e “As Aventuras do Mestre Nasrudim”, passando pelo teatro do absurdo com a peça “Paralelos” e o melodrama clássico do circo-teatro de “...E o Céu Uniu Dois Corações”. A companhia de teatro também explorou a performance em “O Pupilo Quer Ser Tutor”, o drama contemporâneo no solo “Hipotermia”, a comédia inglesa na peça “O Olho Azul da Mulher Falecida” e a tragicomédia com “A Vida Como Ela É...”, espetáculo adaptado de cinco contos de Nelson Rodrigues que é reapresentado de amanhã a domingo no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), na Capital.

“Fazemos teatro por amor. Não há nada mais prazeroso que apresentar uma peça. Temos a ideia de que uma obra teatral tem uma longa vida, por isso trazemos no repertório a reapresentação de espetáculos”, conta o ator Nazareno Pereira, que faz parte da companhia desde 1990. Atualmente, os atores Ismar Medeiros, Júlio Maurício, Ana Paula Possapp, Andrès Tissier, Berna Sant’Anna, Leon De Paula, Mariana Cândido, Sérgio P. Cândido e Nazareno integram o elenco do Teatro Sim... Por Que Não?!!!.

A companhia também tem por premissa o intercâmbio, chamando diretores e profissionais de fora do Estado para participarem da montagem dos espetáculos ou para dirigi-los. “Assim como outras artes, as cênicas é algo muito amplo. Trazemos diretores de fora porque cada um destes profissionais têm uma linguagem especializada, como o realismo e a comédia clown. Temos que estar abertos para aprender sempre, ser ator é um aprendizado constante”, opina a atriz Ana Paula Possap, que está na companhia desde 1994.

Circulação e itinerância
Outra característica do Teatro Sim... Por Que Não?!!! é a circulação de espetáculos por regiões de Santa Catarina. Nos projetos de itinerância, a companhia já se apresentou em mais de 80 cidades catarinenses, inclusive nos municípios que tem o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. “Esse é um dos objetivos: democratizar a arte. Não abandonamos as grandes cidades, mas também buscamos contemplar os pequenos municípios”, observa Julio Maurício, que conta ainda que o grupo foi o primeiro catarinense a se apresentar em festivais como o Palco Giratório e Em Cena Catarina, eventos de circulação de peças do Sesc (Serviço Social do Comércio).

“Apresentar espetáculos para pessoas que nunca tiveram contato com o teatro até então é algo muito marcante na vida de um ator. É para isso que serve o teatro: todos precisam ser contemplados com a cultura”, conclui o ator Nazareno Pereira.

Flávio Tin/ND
“A Vida Como Ela É...”: espetáculo traz adaptação de cinco contos de Nelson Rodrigues


“A Vida Como Ela É...” foi lançado ainda em 2010 e já foi apresentado mais de 70 vezes. Traz no elenco os atores Ana Paula Possapp, Andrès Tissier, Berna Sant’Anna, Leon De Paula, Mariana Cândido, Nazareno Pereira e Sérgio P. Cândido. O produtor Júlio Maurício assumiu a direção neste ano, que teve à frente de sua criação o dramaturgo Luís Artur Nunes, pesquisador da obra de Nelson Rodrigues. Os cinco contos do autor adaptados de maneira bem-humorada para o palco tratam de temas como amor, paixão, traição, inveja, ciúmes, desejos e outros dilemas morais. Durante o ano o grupo ainda estreará um trabalho, lançará um livro e uma exposição retrospectiva.

O quê: Espetáculo “A Vida Como Ela É...”
Quando: 28, 29, 30 e
31/1, 21h
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho, rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel. 48 3665-6400/3665-6401
Quanto: R$ 30/15 (meia)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade