Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Companhia de balé ucraniana Kiev Ballet se apresenta nesta terça-feira em Florianópolis

Em turnê pelo Brasil, os artistas mostram obras em formato musical de Dom Quixote e Paquitá

Redação ND
Florianópolis
06/08/2018 às 22H38

O Kiev Ballet desembarca em Florianópolis para apresentação única, amanhã, no Teatro Ademir Rosa. A companhia traz para a cidade 38 ucranianos, entre bailarinos, direção, técnica e produção, sendo destaque com apresentações em todo o mundo. Os artistas mostram obras em formato musical de Dom Quixote e Paquitá, em apresentações de 40 minutos, com 15 de intervalo em cada.

O Kiev Ballet, fundado em 1867, apresentará um trecho das obras “Dom Quixote” e “Paquita” - Ópera Nacional da Ucrânia/Divulgação/ND
O Kiev Ballet, fundado em 1867, apresentará um trecho das obras “Dom Quixote” e “Paquita” - Ópera Nacional da Ucrânia/Divulgação/ND


A primeira traz a narrativa dos personagens Kitri e Basílio, e tem como característica fundamental os traços hispânicos com seus animados cavaleiros e espevitadas signoritas, indo totalmente ao contrário da política de seu país de origem. A versão para o balé de "Dom Quixote" mostra coreografias que saem um pouco do padrão.

O Kiev Ballet tem vários prêmios e reconhecimentos, entre os quais se podem destacar a Estrela de Ouro, maior prêmio da Academia Francesa de Dança. Em 2018, além da capital catarinense, a turnê percorre os estados de Goiânia (GO), Brasília (DF), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), além de Peru, Chile e Argentina. Um workshop para 60 crianças vai fazer parte da programação. O projeto tem o incentivo da Lei Rouanet e o patrocínio do Laboratório Sabim, Brasal e Monumenta Comunicação.

Grupo traz nomes consagrados da dança

Em cena, estarão alguns nomes consagrados como o caso de Tatiana Golyakova, bailarina da cidade de Kiev. A artista, formada pela Escola Estatal de Balé de Kiev, destaca-se por ser detentora do Prêmio da Competição Internacional de Ballet de Luxemburgo, em 1997. Além disso, a bailarina foi condecorada com a medalha de prata na Competição Internacional de BalletRudolf Nureyev, em Budapest. Também fazem parte do currículo da dançarina o certificado de honra do governo ucraniano e o título de artista do povo da Ucrânia. Entre as obras que vão compor seu currículo, estão O Lago dos Cisnes, Quebra Nozes e a Bela Adormecida.

Quem também levará boas performances para os catarinenses é o ucraniano Jan Vaña. O jovem se formou no Conservatório de Dança de Praga, cidade onde nasceu e iniciou sua carreira no Teatro Nacional da República Tcheca, no papel do Príncipe, da obra deTchaikovsky, O Quebra Nozes.

Já a solista Kateryna Kozachenko se destaca pelas coreografias e coleciona prêmios importantes, entre eles, o diploma como melhor bailarina da Escola Suíça de Ballet. Desde 2002 foi vencedora, a 5ª e 6ª edições da competição internacional do Ballet Serge Lifar, além do Prêmio Mundial do Ballet Jovem Internacional Yuri Grigorovich.

Serviço

O quê: Kiev Ballet - Tour 2018
Quando: 7/8, 21h
Onde: Teatro Ademir Rosa no CIC, av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: R$ 120, R$ 60 (meia)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade