Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Começa em Florianópolis a exibição de filmes adaptados dos livros de Edward Morgan Forster

A programação é feita em parceria com o Cineclube Art 7 e o grupo Cinema, Chá e Cultura

Redação ND
Florianópolis
14/06/2017 às 10H27

A Fundação Cultural Badesc, de Florianópolis, dá início nesta quarta à exibição de adaptações para o cinema de livros de Edward Morgan Forster, que vai até o dia 28. Entre os filmes estão “Uma Janela para o Amor”, “Retorno a Howard’s End” e “Passagem para a Índia”. A programação é feita em parceria com o Cineclube Art 7 e o grupo Cinema, Chá e Cultura. Todas as sessões começam às 19h e a entrada é gratuita.

O escritor Edward Morgan é conhecido por romances que examinam as diferenças de classe e a hipocrisia na sociedade britânica do início do século 20. Em 1905 ele publicou seu primeiro romance, “Por Onde os Anjos Não Passam”, seguido de “A Mais Longa Jornada” (1907), “Uma Janela para o Amor” (1908) e “Retrono a Howard’s End” (1910), entre outros.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, por sua consciência antibelicista, Forster serviu a Cruz Vermelha Internacional em Alexandria, no Egito. Após o término da guerra, em 1918, ele foi para o Oriente e escreveu o que seria considerado por muitos a sua grande obra-prima, “Passagem para a Índia” (1924), o último romance publicado em vida.

A PROGRAMAÇÃO 

Dia 14, Quarta-feira – Uma Janela para o Amor

De James Ivory, Reino Unido, 1985, 117min. Drama/romance. Com Helena Bonham Carter, Daniel Day-Lewis, Maggie Smith. Jovem inglesa aristocrática que não aceita ser controlada viaja a Florença, onde conhece um jovem libertário com quem começa um relacionamento que choca a sociedade. 

Dia 21, quarta-feira – Retorno a Howard's End

De James Ivory, Reino Unido, 1992, 140min. Drama/comédia dramática. Com Anthony Hopkins, Emma Thompson, Helena Bonham Carter. Irmãs que vivem de herança travam amizade com família de rico comerciante. Quando a mulher morre, ele propõe casamento à mais velha, criando um forte conflito entre as duas famílias. 

Dia 26, segunda-feira – Passagem para a Índia

De David Lean, EUA/Reino Unido, 1984, 164min. Drama/ficção histórica. Com Alec Guinness, Ann Firbank, Antonia Pemberton. Duas inglesas fazem, nos anos 1920, uma viagem pela Índia, imersa em intensos problemas raciais. 

Dia 28, quarta-feira – Maurice

De James Ivory, Reino Unido, 1987, 140min. Drama. Com Hugh Grant, James Wilby, Rupert Graves. No início do século 20, jovem e atraente executivo inglês confronta sua conduta sexual com os preconceitos da sociedade aristocrática. 

Serviço
O que: adaptações para o cinema dos livros de Edward Morgan Forster
Quando: 14, 21, 26 e 28 de junho, às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade