Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Com homenagem a Silvio Pléticos, MASC abre novas exposições nesta quarta

Mostra "Pléticos - Espaço, Geometria e Construção" mostra o trabalho de toda a carreira do artista

Redação ND
Florianópolis
07/02/2018 às 18H38
Silvio Pléticos - Rosane Lima/Arquivo/ND
Artista Sílvio Pléticos mostrará 60 trabalhos, todos pintura - Rosane Lima/Arquivo/ND


O Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) inaugura nesta quarta a exposição “Pléticos – Espaço, Geometria e Construção”, em homenagem ao artista croata, radicado em Santa Catarina, Sílvio Pléticos, de 94 anos. A mostra reúne 60 trabalhos, que integra as comemorações das sete décadas de existência do museu, tem curadoria de João Otávio Neves Filho, o Janga.

A exposição centraliza em pinturas desenvolvidas pelo artista a partir da década de 1960, quando começa a utilizar a técnica do esgrafiado – técnica ornamental arquitetônica utilizada para decoração e revestimento de muros – trabalhos que tornaram marca registrada artista, além de oito obras da Coleção Collaço Paulo e dois painéis do acervo do Clube 12 de Agosto, em Florianópolis, que estão sendo restaurados especialmente para esta exposição.

Segundo o curador, Pléticos se tornou um interlocutor para uma geração de artistas catarinenses interessada no campo da experimentação plástica, de novos conceitos e propostas, utilização de novos materiais e procedimentos. Nascido em Pula, atual Croácia, Pléticos chegou a Florianópolis em meados dos anos 1960, depois de passar por Ribeirão Preto (SP) e Passo Fundo (RS).

Também estarão em exposição a partir de hoje no Masc, obras de Mônica Nador, que ocupam o espaço Clarabóia com o projeto “Namblá-Xokleng”, que repercute nas paredes do Museu o protesto pelo crime contra o professor e indígena Marcondes Namblá, assassinado em Penha; uma coletiva de esculturas com trabalhos tridimensionais de Elke Hering, Nicolas Vlavianos e Jorge Ferro, e ainda, vídeos da artista Regina Parra.

Serviço:

O quê: Exposição “Pléticos – Espaço, Geometria e Construção”
Quando: 7/2, 19h (abertura) visitação até 4/4
Onde: Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade