Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Com drinques temáticos, pub de Floripa se destaca pela criatividade e referências geeks

Bar conta com bebidas que fazem referência a videogames, filmes e seriados

Gustavo Bruning
Florianópolis
04/10/2016 às 10H37

Desde abril, um bar com um conceito incomum na região de Florianópolis vem conquistando a comunidade geek. Oferecendo drinques temáticos, um clima descolado e a possibilidade de jogar uma infinidade de clássicos de videogames antigos nas mesas, o Bits Pub abre espaço para um público que, muitas vezes, não se contentaria com uma mesa de bar habitual. Neste caso, a noite de sexta-feira pode se tornar mais divertida cercada de shots curiosos inspirados em seriados como The Walking Dead e Breaking Bad, além de drinques que fazem referências a filmes e jogos clássicos e contemporâneos.

Ultrapotion: a caipirinha do Bits Pub é oferecida nos sabores limão, jabuticaba e abacaxi, além de manga e kiwi - Flávio Tin/ND
Ultrapotion: a caipirinha do Bits Pub é oferecida nos sabores limão, jabuticaba e abacaxi, além de manga e kiwi - Flávio Tin/ND


A essência geek do local, que vai do atendimento informal à decoração característica – com um mural de Lego e miniaturas de personagens –, só é superada pela surpreendente combinação entre o sabor peculiar e o aspecto visual das mais variadas bebidas. “Cada drinque tem uma referência diferente, seja de um filme, jogo ou seriado”, conta Marianne Kreusch, que criou o Bits Pub com o namorado, André Marcheto. De fato, há alusões o suficiente para fazer qualquer conhecedor da cultura geek ter uma viagem de nostalgia. Ao lado do barman Charles Nathan, a dupla criou o primeiro drinque do seu cardápio: o refrescante Hungover is Coming, uma Piña Colada inspirada no seriado Game of Thrones, que mistura rum, abacaxi e leite condensado. “A gente escolhe um drinque e pensa nas maneiras de mudar a sua apresentação para torná-lo temático”, garante Marianne.

De brainstorms com amigos, pesquisas na internet e da vontade de experimentar novidades, já surgiram dezenas de drinques e shots – alguns deles contemplam conjuntos com variações, como os coloridos Power Shots, que remetem aos Power Rangers. A novidade do cardápio é uma versão própria da Cerveja Amanteigada, popular na franquia Harry Potter, que no Bits Pub é “um milk-shake de cerveja”.

A criatividade do trio é notável. A versão geek do coquetel Jägerbomb evolui para a Pureza Bomb, unindo o refrigerante catarinense ao licor alemão Jägermeistere. Já o shot Heisendrunk, referência à série Breaking Bad, vem em um recipiente de laboratório, enquanto o Tonight's the Night, inspirado na série Dexter, é acompanhado de uma seringa. “O Dexter é um serial killer, então o drinque tinha que envolver algo parecido com sangue. A ideia foi fazer um shot transparente com uma seringa de grenadine, que é vermelho e viscoso”, explica Marianne. Drinques inspirados em Pokémons vêm em copos que se assemelham às suas silhuetas, enquanto a caipirinha temática, Ultrapotion, é servida em frascos de vidro semelhantes aos utilizados em laboratórios.

O equilíbrio entre sabor e aparência é uma preocupação constante para Charles. “O que torna cada drinque incrível é o conjunto. De início é a apresentação, mas em seguida é o sabor – só que pra chegar nele com precisão você tem que se ater na preparação”, afirma o barman.  O encanto do público com shots como o notável Drunk Zombie é natural, e rende fotos com bastante frequência. Além disso, os hambúrgueres, como o autoexplicativo Chewbaccon e o vegano Darth Veggie, tornam o cardápio um personagem à parte.

O Ultraviolence – um aceno para Laranja Mecânica – é considerado um dos drinques mais surpreendentes. “Ele tem leite fermendado e vodka e as pessoas ficam com medo dessa combinação, mas depois que experimentam percebem como é gostoso”, afirma Marianne. Não é o mesmo que acontece com o Dinamite Pangalática, que “dá uma congelada no cérebro”. Inspirado nos livros “O Guia do Mochileiro Das Galáxias”, a bebida citada como a “mais forte do universo” mistura aperitivo de absinto, tequila, gin, sour mix e soda.

A tarefa de escolher um drinque favorito é quase impossível. Para Marianne, o melhor é uma variação do clássico Alexander, intitulada Alex Kid – uma alusão ao clássico jogo oitentista da SEGA. Enquanto André defende o drinque inspirado em Game of Thrones, Charles tem como preferido o White Walker, uma versão do coquetel White Russian.

Iniciativa recente

A ideia de lançar um bar geek em Florianópolis surgiu em André após uma viagem a São Paulo, em 2014. O estudante de Sistemas de Informação conheceu alguns locais geeks da capital paulista e percebeu como cada um tinha um diferencial – um era mais voltado para colecionadores de histórias em quadrinhos, enquanto outro focava em séries de TV.

Instigado a abrir um negócio próprio em Florianópolis, foi surpreendido por uma lista da Amazon, divulgada em 2015, que colocava Florianópolis como a terceira cidade mais nerd do Brasil. Ao lado da namorada de longa data, Marianne, mestranda em Biologia, decidiu criar o primeiro bar geek da Capital. Coincidentemente, a cidade subiu para o primeiro lugar do ranking da Amazon em 2016.

Com a ajuda de um colega designer, veio a definição do conceito do projeto. “A ideia desde o início foi ser um bar com videogames para os clientes jogarem enquanto comem e bebem”, conta André. Eventualmente a dupla conheceu o barman Charles Nathan, que havia recém-chegado do Rio Grande do Norte. Desde então, André e Marianne vêm conciliando os estudos na UFSC com o trabalho no Bits Pub, organizando eventos como o Dia da Toalha e torneios de jogos.

Serviço

O quê: Bits Pub

Onde: rua Lauro Linhares, 897, Trindade, Florianópolis

Quando: quarta, quinta e domingo, das 19h à 00h, e sexta e sábado, das 19h às 2h

Confira a galeria de fotos e veja como os drinques são servidos:

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade