Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Coletivo independente discute arquitetura e design catarinense via Instagram

Formados em áreas diferentes mas focados no mesmo tema, o Somos Plurais nasceu para mostrar diferentes pontos de vista

Karin Barros
Florianópolis
13/04/2018 às 10H06

Aos poucos eles se descobrem e se reinventam dando rumo ao que chamam de Somos Plurais, um perfil no Instagram criado há sete meses com o intuito de falar sobre o universo da arquitetura e design em Santa Catarina. Formado pela arquiteta Camila Saavedra, a médica e blogueira Fran Bagnati, o designer de interiores Sandro Clemes e pelas jornalistas Jana Hoffmann, Letícia Wilson e Simone Bobsin, a cada dia um deles faz uma publicação ligada à área que tem mais afinidade, e dai veio o insight.

Letícia Wilson (à esq.), Camila Saavedra, Simone Bobsin e Sandro Clemes (atrás), Fran Bagnati e Jana Hoffmann (à frente), os ‘plurais’ - Daniel Queiroz/ND
Letícia Wilson (à esq.), Camila Saavedra, Simone Bobsin e Sandro Clemes (atrás), Fran Bagnati e Jana Hoffmann (à frente), os ‘plurais’ - Daniel Queiroz/ND


Com seis cabeças pensantes falando sobre o mesmo tema, eles viram na diversidade das vivências, experiências e gostos um nicho para gerar conteúdo diversificado. O encontro que sucedeu ao grupo ocorreu na Casa Cor 2017, que aconteceu no Centro de Florianópolis em setembro. Foi questão de minutos para que a foto que integrava o perfil e o nome fossem criados. “A gente se olhou e viu a possibilidade de fazer um evento juntos, nos reunirmos como grupo, e dessa forma também nos tornamos mais fortes no nosso segmento, e daqui a pouco podemos construir um outro produto coletivo”, explicou Simone.

Avessos às palavras “digital influencer”, eles se denominam um coletivo independente de comunicadores, mas compreendem que no atual momento da internet, será possível uma designação vinda de fora.

O foco do perfil na internet é o segmento da arquitetura, design, movimentação urbana e sobre o que está transformando a cidade, tudo relacionado a Santa Catarina, que é por onde todos os profissionais circulam há muitos anos. “É um tema que não tem fronteira, e nossa maior preocupação é com o conteúdo, em ter sempre uma curadoria, e não nos vincular comercialmente a empresas pelas quais não acreditamos”, salientou Leticia.

Por meio do Instagram, os comunicadores esperam estar abrindo um espaço de conversa entre arquitetos, designers, artistas e a comunidade consumidora. Fazendo do lugar um espaço onde as coisas se encontram. Por virem de áreas diferentes, o grupo também acaba agregando seguidores de diferentes perfis que vão se identificando aos poucos com o que encontram em fotos e em linguagem

Mudança no setor 

Para os Plurais, existe uma nova tendência do mercado em expandir o olhar para novos profissionais, que acabam se utilizando de materiais diferentes e lançando projetos inovadores. Eles notam que há muito tempo os arquitetos acordaram e viram que o modo de trabalhar mudou e estão buscando atualização ou até mesmo outros segmentos de trabalho. “O consumidor final só vai perceber o valor daquilo quando for mais acessível a ele, e assim notar a importância das questões de segurança e não só de estética. Os arquitetos precisam se aproximar mais do grande público porque todos querem consumir”, reflete Letícia.

Para a jornalista, tem acontecido também um amadurecimento do mercado na Capital, que antes precisava ir para Curitiba (PR) ou São Paulo (SP) para ter produtos para o público de alto padrão. “Agora vemos Florianópolis crescendo nesse sentido também, com centros comerciais que juntam grandes marcas. Balneário Camboriú é um universo a parte que também cresce nessa área”, coloca.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade