Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Clássico Alice no País das Maravilhas inspira exposição fotográfica no Floripa Shopping

Designer Anderson Sadi fez releitura da obra de Lewis Carroll a partir da design, fotografia e moda

Dariene Pasternak
Florianópolis
Anderson Sadi/Divulgação/ND
Famosa passagem da hora do chá, ganhou uma nova visão na fotografia de Sadi

A clássica obra do escritor Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”, serviu de inspiração para uma exposição fotográfica, aberta a visitação no Floripa Shopping, na Capital. “Maravilhosa Alice”, do designer gráfico Anderson Sadi, 23, é uma visão sobre o universo de Carroll e seu mais célebre livro, publicado em 1865, a partir da moda, fotografia e design.


As 21 imagens que integram a exposição mostram passagens da obra, como o famoso chá, relidas pelo designer. “Pensei o que os homens estariam naquele tempo fazendo em uma mesa, então veio a ideia do poker”, diz. Alice é uma garota de oito anos – vivida por Natalia Floriani, sobrinha de Sadi – um tanto aborrecida com o mundo adulto. O Gato de Cheshire – nome original do gato na obra de Carroll – se transformou em um homem em uma camisa de força. “Quando ele encontra Alice pela primeira vez, ele diz que no País das Maravilhas todo mundo era louco”, explica.

São sete personagens ao todo da fábula, que ganharam figurinos desenhados pelo próprio designer e confeccionados por Rosaime Cabral, professora da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), instituição em que Sadi fez o projeto como conclusão de curso, e bijuterias de Jéssica Ceccatto. Os objetos de cena também foram produzidos pela equipe

As fotografias tiveram como cenário o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalvez Malta, em Balneário Camboriú, o Museu Histórico de Itajaí e a Univali. O objetivo do artista foi desenvolver para o trabalho de conclusão de curso um editorial de moda para a revista Vogue Brasil, partindo do livro. “Tive duas inspirações, uma é o livro de ilustrações do artista Luiz Zerbini, em que ele fotografou 200 sets de cartas de baralho, e a outra é da fotógrafa Annie Leibovitz, para a revista Vogue, que ela clicou os maiores estilistas do mundo como personagens de Alice, com modelos que eles desenharam. Ela já fez outras releituras de contos de fada também para a Vogue”, conta.

A coleção de roupas foi baseada no século 19 e é composta por oito looks, criados com referências nas tendências do inverno europeu 2010. O figurino também pode ser visto na exposição, em cinco manequins, além dos objetos usados durante o ensaio fotográfico.   “A viagem de Alice já foi contada de diversas maneiras no cinema e no teatro, mas suas possibilidades de interpretação são inesgotáveis. Passados quase 150 anos da publicação original, a clássica história da literatura inglesa continua no imaginário de grandes nomes da moda” comenta Sadi.

Serviço:


O quê: Exposição “Maravilhosa Alice”
Quando: Até 22/2, segunda a sábado, 10h às 22h, domingo, 12h às 21h
Onde: Floripa Shopping, rod. SC-401, 3116, Saco Grande, Florianópolis, tel. 3331-7000
Quanto: Gratuito

Ficha técnica:


Produtor/Estilista/Fotógrafo: Anderson Sadi
Designer de Joias: Jéssica Ceccatto
Confecção: Professora Rosaime Cabral (Univali)
Assessora de Produção: Grazielli Bernardino (Historiadora)
Making Off: Jéssica Ceccatto
Diretor de Iluminação: Vinicius de Oliveira
Assessora de Figurino: Carine Ceccatto
Maquiagem: Michele Bezerra
Assistente: Marina Zago
Pós-produção: Guilherme Bolomini
Equipe de Apoio: Maria Dolores e Jéssica Ceccatto
Modelos: Natália Floriane (Alice Liddell), Ana Zavadniak (Rainha de Copas), Felipe Hort (Chapeleiro), Jônata Golçalves (Gato de Cheshire), Karin Grein (Carta de Copas),  Josimar Cleveston (Lebre de Março), Vinicius de Oliveira (Lagarta Azul) e Giovane Canan (Caxinguelê)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade