Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Centro de Artes da Udesc completa 30 anos com uma mostra de sua produção

O Ceart é a principal instituição a formar profissionais de artes visuais, design, moda, música e teatro

Dariene Pasternak
Florianópolis
Marco Santiago/Arquivo/ND
"BadenBaden", trabalho produzido dentro da universidade, estará na mostra que o Ceart organizou para celebrar os 30 anos

De 9 a 15 de novembro, o Ceart (Centro de Artes), da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc), realizará uma semana comemorativa em Florianópolis pelos 30 anos de fundação da unidade. O evento faz parte da programação dos 50 anos da Udesc.

A programação começou na segunda-feira, com a cerimônia de abertura e homenagens no Auditório da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). Ao longo da semana, a universidade levará gratuitamente, para diversos espaços culturais da cidade, uma programação repleta de apresentações teatrais, musicais, desfile de moda, exposições, entre outras atividades.

"A ideia é trazer, para a sociedade, um panorama da produção de todas as áreas que compõem o Centro de Artes, com o objetivo de mostrar o que fazemos e atrair as futuras gerações", afirma o presidente da comissão organizadora dos 30 anos e diretor de Extensão, Vicente Concilio.

A programação inclui encenações de montagens criadas na Udesc, como "Assemblage", 'Preto-à-Porter", "$em Vintén$", "BadenBaden", "Rasgue minhas cartas" e "Ignorãça"; concertos do Departamento de Música e do grupo Musicâmara Ceart; exposições de artes visuais, design, moda e teatro; mostra de vídeos sobre arte africana contemporânea; lançamentos e relançamento de livros e revistas; feira de publicações e artistas e o desfile do curso de moda, o OCTA Fahion 2015.

As atividades são gratuitas e os ingressos para espetáculos e concertos serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação. O Centro de Artes foi implantado oficialmente em 11 de dezembro de 1985, por meio de portaria assinada pelo então reitor Lauro Ribas Zimmer. Nos seus 30 anos, estruturou-se no ensino, na pesquisa e na extensão, tornando-se reconhecido nacionalmente.

Atualmente, tem cursos de graduação em artes visuais, design, moda, música e teatro e cursos de pós-graduação em artes (mestrado profissional), artes visuais (mestrado e doutorado), design (mestrado), música (mestrado) e teatro (mestrado e doutorado).

Além dos cursos regulares, o centro tem uma significativa atuação na área de extensão, com atividades oferecidas gratuitamente à comunidade. Com 1126 alunos de graduação, o centro conta com um corpo docente capacitado – 78,5% dos professores efetivos são doutores e 17,3% são mestres. Reconhecido no desenvolvimento da arte e cultura em Santa Catarina, o Ceart fomenta o cenário cultural, artístico, de design e moda catarinense.

 

O QUÊ: Espetáculo Assemblage

QUANDO: 10 de novembro, às 20h

ONDE: Teatro Pedro Ivo (Rodovia SC-401, Km 5, 4600 - Saco Grande, Florianópolis - SC)

 

O QUÊ: Espetáculo Preto-à-Porter

QUANDO: 10 de novembro, às 20h

ONDE: SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-180)

 

O QUÊ: Espetáculo $em Vinten$

QUANDO: 11 de novembro, às 20h

ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho (R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000)

 

O QUÊ: Espetáculo Rasgue Minhas Cartas

QUANDO: 12 de novembro, às 20h

ONDE: SESC Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-180)

 

O QUÊ: Espetáculo Ingnorãça

QUANDO: 13 de novembro, às 20h

ONDE: SESC Prainha  (Tv. Siríaco Atherino, 100 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-180)

 

O QUÊ: OCTA Fashion

QUANDO: 13 de novembro, às 19h

ONDE: Oceania Park Convention, R. dos Mariscos, 550 - Ingleses Norte da Ilha

 

O QUÊ: Espetáculo BadenBaden

QUANDO: 14 de novembro, às 20h

ONDE: Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart (Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88035-001)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade