Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Casa Formidabile traz o gosto da gastronomia italiana num pedacinho de Florianópolis

Mario Trerotola e Melânia Alessia estão à frente do café e bistrô que funciona há dois anos na Capital. Para o casal, gastronomia vai além de sabor, é encontro

Janine Alves, especial para a Inspira
Florianópolis
06/04/2018 às 22H29

Com o mesmo encanto do filme de Ryan Murphy “Comer, Rezar e Amar”, estrelado por Julia Roberts, a Itália se faz presente nos detalhes deste café construído sob containers, na foto ambientada nos anos 1950 e tirada numa praça em Milão atrás do balcão, na Vespa branca e nas histórias contadas por Mario Trerotola e Melânia Alessia sobre cada uma das receitas servidas na Casa Formidabile, confeitaria localizada no Córrego Grande. Ele, um advogado italiano nascido em Nápoles. Ela, esteticista, a sétima filha de uma família brasileira, neta de italianos, que morava com uma madrinha em Tijucas/SC, mas que foi adotada também por uma família italiana e foi morar no velho continente e por lá permaneceu por mais de 20 anos. Lá eles se conheceram, trabalhando em suas respectivas profissões, mas juntos se encantaram pela gastronomia.

O casal no balcão do café e bistrô. Ao fundo, a foto tirada com família e amigos em Milão celebra a amizade - Marco Santiago/ND
O casal no balcão do café e bistrô. Ao fundo, a foto tirada com família e amigos em Milão celebra a amizade - Marco Santiago/ND



Mario havia se apaixonado pela cultura e o estilo brasileiro em viagens anteriores ao país, mas quando Melânia reencontrou, por meio da internet, a sua madrinha de criação, que vive em Santa Catarina, eles vieram para uma visita. “Alugamos um carro no aeroporto e quando o Mário passou pela ponte foi paixão à primeira vista”. Depois disto eles decidiram começar um novo projeto de vida e de trabalho em Florianópolis, uma história que o leitor vai conhecer nesta página:

Qual foi a inspiração da Casa Formidabile?

Mario - A gente sempre vinha ao Brasil de férias. Sempre encontrava lugares italianos, com a bandeirinha italiana, mas quando a gente sentava à mesa e comia, não tinha nada de italiano. Era decepcionante. Então pouco a pouco construímos essa ideia de trazer a verdadeira cozinha e confeitaria italiana para o Brasil. Então a Melânia começou a fazer cursos na Itália, trabalhou na confeitaria, começou a se apaixonar por tudo isso.

Melânia - Tudo começou com a ideia de cozinhar para amigos. Virou um vício em Milão. As pessoas convidavam, por meio de um site, pessoas diferentes para virem jantar em sua casa. Você podia convidar até seis pessoas e elas pagavam para jantar. A experiência começou a partir disso, nasceu do amor pela cozinha e de ver o sorriso de uma pessoa experimentando o sabor diferente. Eu sempre fui apaixonada por maquiagem, pela estética, mas vivendo na Itália, o nosso prazer era ir aos restaurantes e conhecer uma cozinha diferente. Nós nos casamos na Espanha e tudo nasceu das festas e da comida. A ideia era trazer algo diferente e o que faltava é um bom doce tradicional italiano, um autêntico sorvete ou uma pasta “al dente”. Assim começou a Casa Formidabile. Nós trabalhamos por três anos no projeto. Foi muito difícil para a família, mas eles viram que por trás disso tinha muita luta e um desejo grande.

“Tutto ciò che viene dalla mia cucina è cresciuto nel cuore”

Tudo que vem da minha cozinha cresceu no meu coração

“Cucina non è mangiare. È molto, molto di più. Cucina è poesia.”

Cozinha não é comer. É muito mais que isso. Cozinha é poesia.

Como foi deixar família e amigos na Itália?

Melânia - Além do sabor, nós gostamos de fazer amizade, de conhecer pessoas novas, por isso antes de vir para o Brasil eu retratei a família e amigos na foto atrás do balcão, tirada numa praça em Milão.
Mario - A ideia é que de certa forma os nossos amigos estivesse junto com a gente. E assim nós criamos um ambiente familiar

Por que investir no Brasil e não na Itália?

Melânia - Eu e o Mario nos perguntávamos “nós gostaríamos de empreender”, mas na Itália o valor para construir um lugar assim seria muito alto e com muito risco. A Itália também estava em crise.

Mario - O dinheiro que tínhamos guardado valia mais no Brasil também. E a nossa intenção era fazer algo diferente e aqui nós somos únicos. A intenção é trazer um pouco da Itália.

Melânia - A cozinha italiana é para todos e é este amor que queremos demonstrar. Quando abrimos a Casa descobrimos que existem muitos italianos por aqui, então, o compromisso aumenta. Treinamos cada funcionário para que conheçam bem cada produto, eles precisam experimentar, comer como um italiano para poder atender bem as pessoas e proporcionar essa experiências aos nossos clientes.

O sucesso da Casa Formidabile é algo que após dois anos de trabalho ainda está em construção. Aos poucos os clientes vão sendo conquistados por algo que transcende o paladar e que transparece a paixão de empreendedores, que inovam em suas áreas de atuação. Um espaço autêntico de um país que desperta tanta afinidade.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade