Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Cantora Cláudia Barbosa homenageia Neide Mariarrosa ao trazer interpretações da artista em show

Filha do poeta Zininho se apresenta na próxima quinta-feira no TAC

Marciano Diogo
Florianópolis
Divulgação / Luiza Filippo
Repertório do show contará com 17 canções


Na noite de quinta-feira interessados poderão relembrar de forma vivida canções de uma das maiores artistas da música catarinense. A cantora Cláudia Barbosa, filha caçula de Cláudio Alvim Barbosa, o poeta Zininho, realiza um show no TAC trazendo para o palco interpretações de Neide Mariarrosa, que nas décadas de 60 e 70 brilhou nos rádios e palcos de todo o país como cantora, radioatriz e locutora. No show, que terá 17 músicas e direção musical de Denise de Castro, Cláudia se une a músicos catarinenses como Nathan Antunes, Marcelo Portela e Sílvia Bernardo.

“Neide deu voz a dezenas de composições de meu pai, e tinha o poder de transformar seus poemas em algo ainda mais fantástico. Eu produzi o primeiro show em homenagem a ela em 1999, e agora retorno com mais experiência e estrada de palco, que me deu subsídio para entender melhor a obra de meu pai e a importância do trabalho que Neide executou pela cultura musical de nossa cidade” conta a Cláudia, que além de cantora é também é jornalista.

Além de parcerias com músicos catarinenses, o repertório do show da próxima quinta-feira relembra canções que marcaram a carreira de Neide Mariarrosa, com composições de Jacob do Bandolim, Ary Barroso, Osvaldo Ferreira de Melo e é claro, seu parceiro Zininho. O espetáculo também contará com intervenções audiovisuais de gravações de Neide contando sua história, e terá um cenário que pretende reproduzir o “Bar da Noite”, programa de rádio produzido por Zininho e Neide que foi ao ar de 1956 a 1974.

A filha do poeta também conta que tem um projeto para resgatar as gravações de Neide. “Estamos em fase de pesquisa de acervos. Eu tinha 25 anos quando Neide faleceu, ela era como um membro da família. Minha relação com ela sempre foi de muito carinho, afeto e admiração. Ela foi uma estrela de primeira grandeza nacional que abriu mão do estrelato para poder viver na Ilha”, conta a cantora. Neide faleceu em 04 de setembro de 1994, vítima de câncer de mama que evoluiu para os ossos. Diante do fato, o show que ocorre nesta quinta também integra o movimento Outubro Rosa, que busca conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames preventivos.

Estrela dos rádios e palcos
A cantora Neide Mariarrosa iniciou sua carreira artística ainda aos 13 anos de idade e trabalhou nas rádios Guarujá e Diário da Manhã.  Também deu voz à primeira versão do “Rancho de Amor à Ilha”, defendendo a canção de Zininho que venceu um concurso promovido pela Prefeitura da Capital ainda em 1965 e que, três anos mais tarde, tornara-se hino oficial de Florianópolis. A cantora, que ficou conhecida anos mais tarde como “A Rosa da Ilha”, dividiu o palco com nomes como Baden Powel, Elis Regina e Jacob do Bandolim nos anos em que viveu no Rio de Janeiro com a também cantora Eliseth Cardoso, e participou ativamente do cenário nacional ao lado de Beth Carvalho, Nara Leão, Paulo Sérgio Valle e Roberto Menescau.

Herança de poesia e música
Cláudia Barbosa conta que seu pai Zininho – compositor do “Rancho de Amor à Ilha”, hino da cidade que faz 50 anos no próximo ano – deixou um inventário recheado de composições musicais e poemas. O poeta faleceu em 1998 e desde então a filha resolveu cantar profissionalmente. “Cresci em uma família musical e quando ele morreu recebi o testamento em que não havia imóveis, apenas poesias e músicas. Então comecei a cantar para poder transformar minha herança em espécime”, revela a artista. No show desta quinta-feira, Cláudia promete animar o público rememorando não somente os talentos de Neide, mas também de seu pai. “Sei que haverá muitas pessoas que conviveram e participaram da história deles, que estão sedentas de cultura musical e com saudades dessa história que é pouco lembrada”, conclui.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade