Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Camerata Florianópolis realiza apresentação histórica no Rock in Rio 2015

Orquestra catarinense se apresenta com o guitarrista Steve Vai na sexta-feira (25)

Marciano Diogo
Florianópolis
Flávio Tin/ND
Maestro Jefferson Della Rocca, fundador da Camerata Florianópolis, ensaia horas por dia para o show


As afinações foram feitas, os arranjos acertados e os ensaios aconteceram. Agora resta a apresentação: o palco mais original do maior festival de música do Brasil recebe a energia especial da música catarinense amanhã à noite. A orquestra mais representativa de Santa Catarina, a Camerata Florianópolis, realiza show com o guitarrista Steve Vai nesta sexta-feira, às 20h, no Rock in Rio 2015. Ao todo, 60 músicos integrantes da orquestra catarinense irão para a 6ª edição do festival, que acontece no Rio de Janeiro até o próximo domingo (27). “Apesar de não levarmos músicas nossas, estaremos mostrando nosso trabalho como instrumentistas e representando Santa Catarina. Estamos felizes pelo reconhecimento, pelo convite ter partido deles, do diretor do Rock in Rio. Nos últimos dias ensaiamos sete horas por dia e é mais uma questão de se adequar à sonoridade que ele busca. É uma sonoridade complexa e difícil de tirar, é compacta, homogênea e aveludada”, afirma o maestro Jeferson Della Rocca.

A Camerata Florianópolis existe há mais de 20 anos. O Palco Sunset é reconhecido por reeditar parcerias e encontros inusitados nesta edição do Rock in Rio, como a de Pepeu Gomes e Baby do Brasil e de Alice Caymmi e Eumir Deodato. O show terá uma hora de duração e trará 10 composições originais, todas próprias do guitarrista Steve Vai.

“Conheci o Steve Vai e ele é uma pessoa tranquila e introspectiva, diferente daquela imagem pública estigmatizada que tem. O repertório do show está bem fechado e teremos apenas uma hora de apresentação. O que mais me chamou atenção no repertório é que ele escolheu canções diferentes, algumas mais lentas e complexas. Ele nivelou por alto, são arranjos poderosos e difíceis para uma orquestra, em que toda a instrumentação é necessária”, adianta o argentino Alberto Heller, compositor da Camerata Florianópolis que também vai tocar piano na apresentação no festival: “estamos ansiosos, mas é uma ansiedade boa. Nunca tocamos na frente de tantas pessoas, vai ser um ‘tsunami’ de energia. Mas é uma energia positiva, que eleva a adrenalina e traz o melhor da gente. Será mais que especial”, completa Heller.

Flávio Tin/ND
Banda Brazil Papaya se apresenta no Rock in Rio 2015 com a orquestra catarinense


Outra novidade do show de Steve Vai com a Camerata Florianópolis será a participação da banda catarinense Brazil Papaya, grupo que existe há 22 anos e que já toca com a orquestra catarinense desde 2008 no projeto Rock’n Camerata, que mescla composições sinfônicas com rock em apresentações especiais. “Normalmente, Steve Vai traz a banda dele, mas dessa vez ele reconheceu os bons guitarristas brasileiros. Nós seremos a sua banda base no show, já que ele só trará um baterista. Ele sempre foi uma referência para nós e as suas músicas fazem parte do nosso repertório, então será muito emocionante”, observa o guitarrista Eduardo Pimentel, que integra o Brazil Papaya junto com o irmão guitarrista Renato Pimentel e o baixista Baba Jr.

Repertório complexo
O setlist da apresentação histórica de sexta-feira trará uma linguagem rebuscada com arranjos musicais complexos. Os diferentes naipes da orquestra ensaiaram dezenas de vezes: cordas, sopros, percussão, entre outros. O maior desafio é do grupo da percussão, que teve que se alinhar musicalmente às composições de Steve Vai. 

O repertório do show trará 10 músicas de sucesso de Steve Vai, como “Whispering a Prayer”, “Velorum”, “Taurus Bulba” e “Mods ft”. “Ele selecionou aquelas composições que o público pede mais. Será um show impactante, vibrante, com uma instrumentação pesada. É rock ‘n’ roll tocado da melhor forma sinfônica. Os arranjos são impressionantes”, conclui o maestro Jefferson Della Rocca, fundador da Camerata Florianópolis. Além dos ensaios paralelos, a orquestra também vai ensaiar com Steve Vai no Rio de Janeiro três vezes antes da apresentação.

Confira um vídeo do ensaio da Camerata Florianópolis para apresentação no Rock in Rio 2015.

Flávio Tin/ND
Grupo de 60 músicos integrantes da orquestra catarinense estão no Rio de Janeiro para apresentação no maior festival de música do Brasil

 

Assista ao vídeo do ensaio

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade