Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Bloomsday: exibição de filme, palestra e performances homenageiam James Joyce em Florianópolis

Evento que acontece em outras cidades do mundo ocorre na Capital na quinta-feira (16)

Redação ND
Florianópolis
Divulgação/ND
Exibição do filme "Os Vivos e Os Mortos", longa baseado em conto de Joyce, integra a programação do Bloomsday em Florianópolis


Autos de algumas das obras literárias mais importantes do século 20, o escritor irlandês James Joyce (1882-1941) é homenageado na quinta-feira (16) em Florianópolis no “Bloomsday”, evento que reúne exibição de filmes, palestra, leituras e performances artísticas. O encontro com nome que faz referência a Leopold Bloom, protagonista de “Ulisses”, livro mais conhecido de Joyce, ocorre em diferentes regiões do mundo, e na Capital é promovido em parceira com os professores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Clélia Mello, Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros.

A programação do “Bloomsday” em Florianópolis inclui a exibição do filme “Os Vivos e Os Mortos” (1987), longa baseado no conto “Os Mortos”, de Joyce, além de leituras cênicas de textos do autor irlandês, intervenções dos artistas Iam Campigotto, Márcio Markendorf e Mônica Siedler, e palestra com o professor André Cechinel, ensaísta e tradutor de Joyce, que abordará as relações do escritor com a mitologia. O evento também promove um percurso performático pelas ruas do centro de Florianópolis em 19 planos em diferentes paradas e pontos, promovido pelo Duo Strangloscope, dos cineastas Cláudia Cardenas e Rafael Schlichting. As 19 projeções remetem às 19 ruas do caminho do personagem Leopold Bloom pelas ruas da Irlanda – a cada parada uma performance será realizada.

Bloomsday, 16/6, gratuito, Fundação Cultural Badesc, rua Visc. Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel. 48 32248846.

14h filme “U: Réquiem Para Uma Cidade Em Ruínas”, de Pedro Veneroso
15h30 palestra “O Mito Em Ruínas: Eliot, Joyce e o chamado ‘Método Mítico’”, com André Cechinel
16h30 leituras cênicas de trechos de livros de James Joyce
17h performances “Quentão” por Iam Campigotto, “Gato Negro” por Márcio Markendorf e “Do Mifalajá” por Rafael Schlichting, Rodrigo Ramos e Cláudia Cárdenas
18h30 performance “O Pior de Mim” por Mônica Siedler
19h filme “Os Vivos e Os Mortos” e percurso performático “Bloomswalk’nvision”

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade