Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Bailarino Anderson Do Carmo apresenta performance de dança em Florianópolis

“Primeiro Ensaio Sobre a Retórica” é apresentado na quinta (21) e sexta-feira (22) no Memorial Meyer Filho

Redação ND
Florianópolis
Cassiana dos Reis Lopes/Divulgação/ND
A performance de Anderson Do Carmo é a gênese para desenvolvimento de um espetáculo solo


Dando continuidade a suas pesquisas sobre dança contemporânea, o bailarino Anderson Do Carmo apresenta na próxima quinta (21) e sexta-feira (22) em Florianópolis a performance “Primeiro Ensaio Sobre a Retórica”. A apresentação, gênese para desenvolvimento de um espetáculo solo, traz uma coreografia pré-estabelecida baseada na fala e em movimentos gestuais dos braços e mãos. “Em minhas experimentações e investigações sobre movimento surgiu o interesse nas ações que promovem a triangulação entre boca e mãos, característica dominada pelos oradores. Esse estudo da fala e do corpo da continuidade a um processo de reflexão sobre o ato de pensar e fazer dança”, explica Anderson.

Mestrando em Teatro na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e ex-integrante do grupo de dança contemporânea Cena 11, em que atuou de 2012 a 2016, Anderson conta que o conceito da performance apresentada nesta semana surgiu no contexto de ocupação do Memorial Meter Filho, equipamento cultural localizado na Capital. “Quando o edital estava aberto eu já procurava um ambiente de residência onde pudesse desdobrar meus estudos na área de dança”, observa o bailarino.

“Primeiro Ensaio Sobre a Retórica” tem duração de cerca de 30 minutos e após a apresentação o bailarino promove uma conversa aberta com o público. “É natural que o desdobramento cênico caminhe para isso, para saber como que essa dança também acontece no corpo de quem está assistindo”, acrescenta Anderson Do Carmo, que também é crítico colaborador do Plural.

O artista afirma ainda que a performance traz uma carga de duplicidade que procura incitar não só a reflexão no público, mas também nele mesmo. “O próprio título faz alusão referente a essa pergunta retórica que induz muito mais ao questionamento do que a uma resposta precisa em si”, conclui Do Carmo. “Primeiro Ensaio Sobre a Retórica” acontece em frente ao vestígio da performance “sem título” apresentada pela bailarina Sandra Meyer em junho deste ano.

O quê: Performance “Primeiro Ensaio sobre a Retórica”
Quando:
21 e 22/7, 18h30
Onde:
Memorial Meyer Filho, praça 15, 180, Centro, Florianópolis, tel. 48 32348024
Quanto:
Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade