Publicidade
Terça-Feira, 18 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Bailarina Jussara Belchior marca sua estreia como diretora no espetáculo “Pedaços de Vontade”

Solo contemporâneo estreou em São Paulo no ano passado e agora chega a Florianópolis

Juliete Lunkes
Florianópolis
Rhaisa Muniz/Divulgação/ND
Cristina Schmitt trouxe experiência do ballet clássico para o espetáculo 

A experiência de Jussara Belchior, bailarina do grupo Cena 11, uniu-se aos mais de 10 anos de trajetória no ballet clássico de Cristina Schmitt para dar forma ao espetáculo “Pedaços de Vontade”, solo contemporâneo que estreou no Festival Cultura Inglesa, em São Paulo, no ano passado, e que agora chega a Florianópolis para apresentações hoje e amanhã no Sesc Prainha.

Dessa junção de prática e intimidade, e ao mesmo de novidade, já que é uma experiência inédita para as duas, surge uma dança que passeia entre transitoriedade e permanência, com vontades que se revelam como impulsos incertos. “A construção foi um pouco difícil por ser a minha primeira experiência como diretora, já tinha trabalhado como assistente de direção, mas como diretora mesmo essa foi a minha estreia. E também foi a primeira experiência da Cristina com pesquisa em dança”, destaca Jussara. Embora já se conhecessem no mundo da dança, elas nunca tinham trabalhado juntas antes.

O espetáculo se baseia na obra “Leaf Humument Fragment", do inglês Tom Phillips, um multiartista que explora de tudo, das artes plásticas à literatura, passando pela música. Foi dessa inspiração que tiraram inclusive o nome da montagem. “Para participarmos do Festival Cultura Inglesa precisávamos ter uma referência inglesa, então escolhemos Tom Phillips”, explica Jussara.

Um dos destaques de “Pedaços de Vontade” fica por conta da riqueza da construção, que junta duas vertentes diferentes da dança. “É um espetáculo contemporâneo, a lógica é contemporânea, mas a Cristina utiliza técnicas do ballet clássico”, afirma a diretora. O figurino de Cristina Schmitt é assinado por Adriana Cardoso, a iluminação é de Marcos Klann, a trilha sonora original leva assinatura de Dimi Camorlinga e a produção é de Christiano Scheiner.

“Esse é um espetáculo que não quero que pare, e que além disso me estimulou a ter novos projetos em mente”, completa Jussara Belchior. Segundo ela, embora ainda não haja datas marcadas para outras cidades catarinenses, a intenção é fazer o espetáculo circular pelo Estado.

 

Serviço

O quê: espetáculo de dança “Pedaços de Vontade”

Quando: 3 e 4/6, 20h

Onde: Sesc Prainha, trav. Syriaco Atherino, 100, Prainha, Centro, Florianópolis, tel. 3229-2209

Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade