Publicidade
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Bailarina Jussara Belchior apresenta seu solo "Peso Bruto" em temporada no Sesc Prainha

O espetáculo de dança contemporânea pretende provocar reflexões sobre o padrão de beleza do "corpo perfeito"

Ian Sell
Florianópolis
20/04/2017 às 16H21
Bailarina Jussara Belchior mostra o espetáculo
Bailarina Jussara Belchior mostra o espetáculo "Peso Bruto" - Cassiana dos Reis Lopes



Um espetáculo diferente, crítico, é o que se pode definir do solo da bailarina Jussara Belchior do grupo de dança Cena 11 “Peso Bruto”, que estreia hoje no Sesc Prainha, em Florianópolis, com início às 20h. Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento à cultura do país, o espetáculo vem com a proposta de questionar o estranhamento do corpo gordo na dança. Os passos de dança de Jussara são completados com trilha sonora composta por Dimitri Camorlinga. A peça terá outras sessões amanhã, nos dias 28/4, 29/4 e 30/4.

A apresentação dialoga entre o peso, o desejo, o apetite, a beleza e a sensualidade, colocando em contraposição o controle e a brutalidade. “O trabalho partiu desse estranhamento e preconceito que ainda sofro por ser bailarina gorda. O Peso Bruto pretende provoca a reflexão sobre esse entendimento padronizado de que o corpo gordo está errado. Escolho falar gordo e gorda, sem eufemismos, para desde o início as pessoas se confrontarem com a realidade, com a materialidade desse corpo, cheio de carnes e dobras”, afirma a bailarina Jussara Belchior.

A artista define o nome do espetáculo afirmando que estar acima do peso ideal é mal visto e peso torna-se sinônimo de algo ruim. Já o bruto está relacionado ao que é grosseiro, rude ou não lapidado. “A proposta é realmente conflitar as noções muito convencionadas sobre as coisas. É um trabalho de dança, mas não é uma dança institucional, é uma dança que parte da materialidade do meu corpo, da minha força e fragilidade”, conta Jussara.

Serviço:

O quê: Solo da bailarina Jussara Belchior “Peso Bruto”

Quando:20/4, 20h (estreia), 21/4, 28/4, 29/4 e 30/4, 20h

Onde: Sesc Prainha, trav. Syriaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito - retirar os ingressos com 1h de antecedência

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade