Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Ator de Florianópolis é indicado na primeira edição do Prêmio Reverência

Alírio Netto interpretou Judas Iscariotes no “Jesus Cristo Superstar”, apresentado em São Paulo

Karin Barros
Florianópolis
Marco Santiago/Arquivo/ND
Alírio começou a cantar aos 15 anos


A primeira edição do Prêmio Reverência, idealizado por Antonia Prado, que trabalhou na Broadway League, marca uma importante era no teatro musical brasileiro. O país é o terceiro maior produtor de teatro musical no mundo, e movimento bilhões de reais e emprega milhares de pessoas por ano. A premiação é a única a englobar espetáculos do Rio de Janeiro e São Paulo nas mesmas categorias, com o intuito de incentivar e homenagear os talentos da área. Concorrem peças que estrearam e cumpriram a temporada 2014 nas cidades citadas. 

Dentre os indicados anunciados na última terça-feira (28) está o florianopolitano Alírio Netto, com a peça “Jesus Cristo Superstar”, onde interpreta o papel de Judas Iscariotes na versão brasileira do musical Jesus Cristo Superstar, dirigido por Jorge Takla e produzido pela T4f no Teatro do Centro Cultural Tomie Ohtake, em São Paulo. 

O principal conceito do Prêmio Reverência é a credibilidade, e o objetivo é servir como “selo de qualidade” ao mercado teatral. Um júri com os mais reconhecidos nomes do setor foi selecionado. No Rio, estão a bailarina Ana Botafogo, o múltiplo Luiz Carlos Miele, os jornalistas e críticos Macksen Luiz e Rafael Teixeira, a pesquisadora Tânia Brandão, o diretor Paulo Afonso de Lima, a coreógrafa Janice Botelho e a atriz e cantora Mirna Rubin.

Já em São Paulo, o corpo de jurados será formado pela cantora Cida Moreira, os jornalistas Ubiratan Brasil, Sergio Martins e Miguel Arcanjo Prado, a produtora Claudia Hamra, o pesquisador Claudio Erlichman, a diretora Neyde Veneziano e a coreógrafa Kika Sampaio.

Lideram a lista, empatados, três musicais, com sete indicações cada um: “O Grande Circo Místico”, “Os Saltimbancos Trapalhões” e “Samba Futebol Clube”. Em seguida, estão “Elis - A Musical”, indicado em seis categorias, e “Jesus Cristo Superstar” e “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, com cinco cada um.

Catarinense nos palcos do eixo

Alírio começou a carreira musical na Capital aos 15 anos de idade, cantando em bandas de rock. Aos 18 anos começa a estudar canto lírico com a soprano Rute Gebler, participando do grupo Vozes da Primavera. Em 1998 Alírio Netto mudou-se para a cidade de Brasília onde passou a estudar com o maestro Marconi Araújo. Por lá também participou de montagens locais de musicais da Broadway, como “Jesus Christ Superstar”, onde interpretou o papel de Jesus. Alírio também fez parte do elenco de várias produções de óperas como “Carmen” e “Madame Butterfly”.

Após uma temporada de concertos e apresentações pelo país, Alírio mudou-se para a cidade do México para protagonizar a montagem oficial do musical Jesus Christ Superstar Season 2000/2002, ficando em cartaz por quase 2 anos, participando também de uma turnê pelo México, EUA e Guatemala.

Hoje ele ministra cursos e workshops de canto preparando profissionais da voz para ingressarem na carreira de Teatro Musical e canto em geral. Saiba mais em www.premioreverencia.com.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade