Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Atmosfera geométrica de Flávia Tronca

Exposição “Atmosphere”abre nesta terça-feira, dia 20, na Aliança Francesa, em Florianópolis

Redação ND
Florianópolis

 Por Regis Mallmann

Sofisticados traços de geométrica e colorida luminosidade compõem as telas de grandes dimensões selecionadas por Flavia Tronca para a exposição “Atmosphere”, que abre hoje, na Aliança Francesa, em Florianópolis. As obras fazem parte da recente produção da artista, mais conhecida por suas atividades como galerista do que por suas investidas no território dos pincéis, palheta, cavaletes...

Nas pinturas, que o público poderá apreciar até dia 1º de setembro, destacam-se as de traços repetidamente uniformes, em linhas rígidas e seriadas, mas invariavelmente conduzidas pelas cores primárias. A técnica apurada, de execução demorada, é desenhada em estilo cujos resultados dão formas a imagens sutis, como se banhadas por sol suave, raios refratado em inúmeros tons de amarelo, vermelho, azul. Além do conteúdo colorido predominante, a artista lança mão do branco, fazendo dele base para outras possibilidades.

 

Divulgação
Traços geométricos sofisticados e coloridos compõem as obras

 

 A mostra marca a largada de uma nova etapa da trajetória de Flávia Tronca, desde sempre voltada ao universo das artes, principalmente no âmbito da pesquisa, da maestria acadêmica e do mercado, dedicando-se a comercializar e abrir portas para novos talentos.  A decisão de apresentar-se ao público despida da personagem vinculada a trabalho na galeria que comanda em Jurerê desde 2011, revela uma mulher desejosa por romper o óbvio distanciamento entre ela e o ambiente local das artes, território onde não raro testemunha-se o embate entre quem chega e aqueles que estão no comando da cena.

Novo universo

Na verdade, todo o processo ao qual a artista-galerista aventura-se agora com total empenho, pretende ser a porta de entrada a esse universo. Não sabe ainda se conseguirá romper o  escudo invisível, naturalmente construído por conta de suas atividades do lado oposto ao que normalmente estão os criadores, mas parecer ter escolhido o caminho certo: expor suas obras. Estava mesmo na hora de fazê-lo. Ao mesmo tempo em que, como marchand, ela promoveu novidades, abrindo espaço nas paredes de seu escritório para jovens artistas como Nestor Jr., também investiu prestígio e correu riscos ao editar alguns números do informativo de arte “Art Office”.

A revista, em cujas páginas foram publicadas matérias de temas tão distintos quanto perfis da Cor Galeria de Arte e escola de circo que funciona no Jurerê Sports Center, foi capaz de chamar a atenção para o nome de Flávia e sua diversidade produtiva. Mesmo dedicando os últimos tempos aos projetos vinculados à galeria, nunca deixou de produzir, dando forma a um pacote de atividades voltadas ao sonho de fazer exposições e emplacar seu trabalho no circuito, não só local, mas em outros estados, como em São Paulo, onde pretende também expor em breve.

Serviço

O quê: abertura da exposição “Atmosphere”, de Flávia Tronca

Quando: hoje, 19h; visitação até 1º de setembro

Onde: Aliança Francesa, Rua Visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis, tel.: (48) 3222-8925

Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade