Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Artista visual Silvana Macêdo abre exposições alinhando arte a ciência em Florianópolis

"Entranhas" e "Mácula" mostram um período difícil da vida da autora em telas com pintura a óleo, nanquim sobre papel e gravuras em metal

Ian Sell
Florianópolis
05/09/2017 às 12H07

Nascida em Goiânia e radicada em Florianópolis, a artista visual Silvana Macêdo ocupa a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e o Memorial Meyer Filho, no centro de Florianópolis, a partir desta terça-feira (5) com as séries de trabalho “Entranhas” e “Mácula” A mostra é um autorretrato como define a autora, do período entre 2014 e 2017, quando passou por problemas graves de saúde. Em telas com pintura a óleo e acrílico, nanquim sobre papel e gravuras em metal, mostra a relação da arte com seu próprio corpo.

Artista ocupa dois espaços, a Galeria Vecchietti e o Memorial Meyer Filho - Divulgação/ND
Artista ocupa dois espaços, a Galeria Vecchietti e o Memorial Meyer Filho - Divulgação/ND


Na Galeria Vecchietti serão expostas uma série de pinturas a óleo em telas grandes, carregados de cores mais vibrantes, como explica a artista. A Galeria Meyer Filho recebe um trabalho feito em papel, pinturas em nanquim mostrando vísceras, ossos, olhos, órgãos, tecidos, células, rim, o corpo enfermo. “Esse tipo de autorretrato é algo de uma experiência, de ter esse corpo que passou por uma enfermidade, essa luta pela cura, pela saúde, tem uma relação da arte com a medicina, arte com a ciência”, explica Macêdo.

Ela ainda aborda a arte, o feminismo e questões ambientais em volta de um pensamento artístico onde a mulher é artista e modelo. “Essas exposições são frutos de três anos de pesquisa. Eu cheguei em Florianópolis em 2014 com uma situação de saúde muito grave, tive que ser hospitalizada, fazer quimioterapia. Foram três anos entre o processo de equilibrar o corpo e o organismo e uni-los à arte”, conta a autora. A exposição terá início às 18h30 no Memorial com uma apresentação solo de Macêdo, na qual ela apresentará algumas obras visuais. 

Trabalhos da artista remetem partes do corpo enfermo durante seu tratamento - Divulgação/ND
Trabalhos da artista remetem partes do corpo enfermo durante seu tratamento - Divulgação/ND


Serviço:

O quê: Exposições "Entranhas" e "Mácula", de Silvana Macêdo

Quando: 5/9, 18h30 (abertura), exposição aberta até 29/9, de segunda e sexta, 13h às 19h

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Memorial Meyer Filho, praça 15 de Novembro, 180, Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade