Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Artista Sílvio Pléticos abre exposição com obras inéditas no Centro de Florianópolis

Conhecido como “o artista dos peixes”, seus novos trabalhos tem como referência o cubismo

Redação ND
Florianópolis
01/11/2016 às 12H17
Silvio Pléticos - Rosane Lima/Arquivo/ND
Silvio tem 92 anos e é atuante na arte - Rosane Lima/Arquivo/ND



Sílvio Pléticos, artista plástico italiano atuante aos 92 anos, abre exposição hoje, no Espaço Cultural José Silveira D´Ávila, na Escola do Legislativo de Santa Catarina. Pleticos, morador de São José, exibe na mostra 40 obras, entre inéditas trazendo referências do cubismo, e algumas mais antigas, na exposição que leva seu nome. 

Conhecido como “o artista dos peixes”, ele diz que nos peixes está o seu ponto de partida e, pensando em tudo o que passou – ele vive no Brasil a 55 anos -, sua vida daria um livro. O artista afirma ainda que inúmeras vezes passou fome até descobrir que no mar estaria sua fonte de sobrevivência física. 

Silvio Pléticos - Divulgação/ND
Obra de Silvio Pléticos - Divulgação/ND


Pléticos está praticamente surdo e com grande perda olfativa por causa do solvente que usava na técnica a óleo. Sem denominação, as obras do italiano são classificadas apenas pela técnica sobre as quais são trabalhadas e menos agressivas a sua sáude: acrílica ou mista. À mista, que consiste em sobrepor uma camada de cera sobre uma grossa camada de tinta e desenhar com agulha as formas que se deseja, ele dedica suas atenções mais recentes. Suas maiores referências são Leonardo da Vinci e Picasso. 

Serviço 

O quê: exposição “Silvio Pléticos”
Quando: até 25/11
Onde: espaço cultura José Silveira D´Ávila da Escola do Legislativo de Santa Catarina, avenida Hercílio Luz, 870, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade