Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Artista Silvana Macêdo expõe novo trabalho com festival de vídeo no MIS

A mostra “Intraduzível” apresenta obras inéditas no Brasil pensados em colaboração com a artista finlandesa Henna Asikainen

Redação ND
Florianópolis
21/08/2018 às 13H15

Na quarta-feira à noite a artista Silvana Macêdo conduz uma visita mediada por seu novo trabalho, a mostra “Intraduzível”, no MIS (Museu da Imagem e do Som), em Florianópolis.
A exposição, com curadoria de Juliana Crispe, apresenta trabalhos inéditos no Brasil pensados em colaboração com a artista finlandesa Henna Asikainen, o compositor Frederico Macêdo e o astrofísico iraniano Reza Tavakol. O projeto tem o apoio da Arts Council England e a produção executiva é da Lugar Específico, de Francine Goudel.

Mostra de Silvana aproxima arte, ciência e feminismo - Endrigo Righetto/Divulgação/ND
Mostra de Silvana aproxima arte, ciência e feminismo - Endrigo Righetto/Divulgação/ND


A exposição celebra os 20 anos de parceria artística entre Silvana e Henna. O resultado formal das pesquisas de Asikainen & Macêdo aponta de imediato à associação de ações artísticas colaborativas, ambientais e sociais, além de configurar uma mistura de biografias e paisagens de países muito distintos, a Finlândia e o Brasil.

A mostra tem caráter retrospectivo, permitindo conhecer trabalhos realizados no Reino Unido, onde Silvana estudou na Northumbria University, Newcastle. Voltada aos multimeios, a artista investiga a complexa relação entre arte, ciência e natureza. Nascida em Goiânia em 1966, é moradora de Florianópolis desde 2004, onde atua como professora do Departamento de Artes Visuais da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Os trabalhos que compõem a mostra são uma série de fotografias e as videoinstalações “lab” (2017), “ar” (2001-3), “lua” (2005-7), a videoinstalação “sonoracooperari” (2007), instalação “trabalho de campo” (2017) e “segredo” (1998).

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro ocorrerá, sob a supervisão de Silvana, o Festival de Vídeo 24h Arte & Meio Ambiente, que consiste no primeiro dia em um encontro com apresentação de conteúdo teórico sobre a interlocução entre arte, ciência e natureza. No dia seguinte haverá apresentação dos vídeos criados pelos participantes, com exibição dos mesmos no MIS na última semana da exposição

Serviço

O quê: mostra “Intraduzível”
Quando: até 9/9, terça a domingo, 10h às 21h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, bairro Agronômica, Florianópolis, tel.: 3664-2555
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade